Luciano Bispo conversa com secretário da Sedurbs sobre Pró-Rodovias

Por Stephanie Macêdo

Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, se reuniu com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade(Sedurbs), Ubirajara Barreto, para tratar sobre o andamento das obras das rodovias no Estado. O deputado estadual, Jairo de Glória (Republicanos) também participou do encontro que ocorreu na sede da Sedurbs.

O presidente Luciano Bispo destacou que o ponto de maior discussão hoje no plenário é a condição das estradas, motivo de a Casa Legislativa ter aprovado o Pró-Rodovias – programa do Governo do Estado com investimentos na ordem de R$ 330 milhões para execução de 441,5 Km de estradas, beneficiando 25 rodovias nos oito territórios sergipanos.

Luciano Bispo parabeniza governador por iniciativa do Pró-Rodovias

Luciano Bispo explicou que diante do período chuvoso as obras nas rodovias ficaram um pouco mais lentas, mas que, no geral, há outras estradas com licitações em andamento e com previsão de execução de obras para o mês de agosto. O presidente adianta que há uma perspectiva de o Poder Executivo lançar o Pró-Rodovias 2, onde investimento contemplará cerca de 800 Km de estradas.

“Conversamos com o secretário Ubirajara e apesar de algumas obras estarem um pouco paradas por causa das chuvas, outras obras em rodovias estão sendo licitadas para dar ordem de serviço neste mês de agosto. Se vier o Pró-Rodovias 2 para ser aprovado pela Casa, nós aprovaremos. Queremos o maior número de estradas prontas em Sergipe, onde vamos alcançar de 700 a 800 Km de estradas prontas até o final do governo de Belivaldo Chagas. O governador está de parabéns por estar se empenhando nesse objetivo”, declarou o presidente.

Deputado Jairo apela para rodovia do Angico

O deputado Jairo de Glória parabenizou o governo por obras nas estradas. Ele destacou as obras das Rodovias entre Monte Alegre e Porto da Folha “Hoje as obras  na região do Sertão estão com mais de 50% em execução, deram uma parada agora por conta das chuvas, mas há a garantia de execução de obras nas estradas de Gararu a Porto da Folha. Na oportunidade da reunião com o presidente Luciano Bispo e o secretário Ubirajara fiz uma reivindicação do povo do Sertão, que é a Rodovia do Angico. Desde o governo de Jackson Barreto já  havia um projeto para essa obra e agora, com o Pró-Rodovias, apelamos para que o governador Belivaldo Chagas faça essa obra para o povo do sertão sergipano”, defendeu.

O secretário estadual do desenvolvimento e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, lembra que a maioria das 25 rodovias que estão sendo contempladas pelo Pró-Rodovias 1 foram construídas há mais de 35 anos e nunca tiveram uma recuperação que acompanhasse o aumento de veículos que por elas trafegavam.

Ubirajara destaca obras nos 25 municípios em Sergipe

“De lá pra cá foi feito, apenas, a recuperação dessas rodovias por meio da operação tapa-buracos. A grande maioria dessas rodovias estão em petição de miséria. Fora a Rota do Sertão, a Rodovia Lourival Batista, da BR 101 a Sião Dias, e da Rodovia da BR 101, do Porto de Sergipe, nada mais foi feito. O governador que está olhando para as rodovias de Sergipe é o Belivaldo Chagas. Nesse primeiro momento o Pró-Rodovias 1 contempla mais de 4oo km de estradas, com previsão para chegar de 700 a 800km, se aprovado o projeto do Pró-Rodovias 2”, explicou Ubirajara.

Foto: Joel Luiz