Luciano Bispo comemora aceitação do Plano de Desenvolvimento de Sergipe

Por Aldaci de Souza

O Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe (PDES) 2020-2030, apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, no último dia 7 de julho, vem tendo muita aceitação principalmente por parte dos empresários, prefeitos e vereadores, que estão acompanhando os debates durante a realização do Fórum Itinerante em diversos municípios. Em Aracaju, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB) e o coordenador do PDES, Marcelo Barberino, apresentaram o estudo à classe empresarial em um hotel da Orla de Atalaia e no interior, os dados começaram a ser divulgados na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro.

Presidente Luciano Bispo: “O Plano de Desenvolvimento é um presente para os sergipanos”

De acordo com Luciano Bispo, o Fórum Itinerante tem por finalidade, reunir  representantes do Poder Executivo, de instituições privadas e organizações sem fins lucrativos, além de parlamentares municipais, estaduais e federais para transmitir as informações do estudo idealizado pela Alese e realizado pela Fundação Dom Cabral, quanto às possibilidades de  geração de emprego, renda e crescimento da economia em todo o estado.

“É dever dos parlamentares ouvir e perceber os sentimentos da sociedade e realizar ações que vão de encontro aos anseios da população. É a primeira vez no Brasil que uma Assembleia Legislativa toma uma iniciativa propondo diretrizes para o desenvolvimento; pensando no futuro do nosso estado e da população como um todo. O Plano é um presente da Alese para os sergipanos e para os próximos governos e as apresentações estão recebendo o apoio de todos os participantes tanto na capital quanto no interior”, comemora.

Fórum

Fórum Itinerante começou na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro

As ações do Fórum Itinerante começaram em 31 de agosto na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, com a exposição do estudo para vereadores e empresários, destacando os dados de diversos setores (educação, turismo, saúde, educação), do passado e do presente, projetando o futuro do estado de Sergipe. “Temos caminhos reais para assegurar a geração de emprego e renda para o nosso povo; acertamos na escolha da Fundação Dom Cabral para nos dar suporte e na ideia de realizar o Fórum Itinerante apresentando o diagnóstico preciso, visando melhorar e ampliar a relação com o setor produtivo”, ressalta.

No próximo dia 14 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Lagarto, vereador Amilton Fontes receberá o presidente Luciano Bispo, o coordenador Marcelo Barberino e demais integrantes da Alese para a apresentação do PDES. “Lagarto por ser o maior município do interior, precisa estar participando ao lado do presidente Luciano Bispo, dessa apresentação; queremos contribuir para o desenvolvimento do Plano”, disse ao participar recentemente de uma reunião no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe.

No dia 28 de setembro, o PDES será apresentado ao presidente da Câmara Municipal de Estância, Misael Dantas, demais vereadores e aos empresários locais. Também já confirmaram a realização da exposição dos dados, os presidentes da Câmara Municipal de Propriá, Samuel Cunha e  da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitale, o Nitinho.

Ao final das apresentações do Fórum Itinerante que acontecerá em oito regiões de Sergipe, englobando as cidades de Nossa Senhora do Socorro, Capela, Muribeca, Siriri, Japaratuba, Pirambu, Carmópolis, Rosário do Catete, General Maynard, Maruim, Divina Pastora, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras, Lagarto, Estância e Propriá; o presidente Luciano Bispo promoverá um evento previsto para novembro na Alese, com um balanço sobre as ações desenvolvidas.

As pessoas interessadas no conteúdo do documento podem fazer o Download do Relatório no site da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Fotos: Joel Luiz/Arte: Luana Iasmin