Alese abre o Fórum Itinerante do Plano de Desenvolvimento em Socorro

Por Habacuque Villacorte

A Assembleia Legislativa de Sergipe abriu o Fórum Itinerante do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES), na tarde dessa terça-feira (31), em Nossa Senhora do Socorro, no plenário da Câmara Municipal, com uma exposição para os vereadores e empresários da cidade. O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), enalteceu a parceria firmada com a Fundação Dom Cabral e pontuou que o Plano fez um apanhado dos números do Estado do passado e do presente, sintetizando um cenário real, projetando o futuro de Sergipe.

Ao fazer a abertura da exposição, Luciano Bispo agradeceu a recepção do parlamento municipal, em nome do presidente da Casa, vereador Roberto Wagner Santos, o “Betinho”. “Vamos conversar com os sergipanos, nós temos caminhos reais para assegurar a geração de emprego e renda para o nosso povo. Acertamos também na escolha da Fundação Dom Cabral, que é referência nacional na elaboração de grandes projetos. Agradeço aos vereadores de Socorro, a todos que fazem a administração municipal por receberem tão bem a nossa Alese”.

Deputado estadual Luciano Bispo

A apresentação técnica do Plano de Desenvolvimento atraiu diversos segmentos e empresários ligados à atividade econômica do município de Nossa Senhora do Socorro. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, “diante tantas pessoas presentes aqui neste plenário, fico com a convicção que acertamos na escolha de iniciar esse Fórum Itinerante por Socorro. Precisamos encontrar alternativas e, por onde a gente passar, eu farei questão de dizer que este Plano não é meu, mas um presente para o povo sergipano”.

“Hoje nós temos uma base técnica, um diagnóstico preciso e precisamos buscar meios de potencializar esse Plano de Desenvolvimento, melhorando e ampliando a relação com o setor produtivo”, completou Luciano Bispo, anunciando que Assembleias Legislativas de outros Estados Federados, como Minas Gerais e Ceará, já solicitaram cópias do Plano sergipano para desenvolverem propostas de desenvolvimento semelhantes em seus respectivos Estados.

Coube ao coordenador do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe, Marcelo Barberino, e ao economista e assessor, Fernando Carvalho, fazer a exposição técnica do PDES para os presentes. “Coube a Alese, em parceria com a Fundação Dom Cabral, formalizar um grande pacto por Sergipe. O que antes era uma suposição apenas, hoje nós temos uma base para trabalhar, conhecendo o passado e o presente, projetando o futuro”.

Audiências itinerantes

Luciano Bispo explicou para os presentes que, para viabilizar o Plano de Desenvolvimento Sustentável e torná-lo viável e acessível à população em geral, o planejamento da Alese é promover uma ampla discussão com o povo sergipano, com audiências públicas itinerantes e regionalizadas, dividindo o Estado em oito ou nove regiões, no sentido que a proposta “dê frutos” e apresente resultados efetivos, criando um ambiente atraente e bastante competitivo.

Vereador Betinho

Presidente da Câmara, vereador Betinho

O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Wagner Santos, o “Betinho”, agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa, em nome de Luciano Bispo, por iniciar o Fórum Itinerante em Nossa Senhora do Socorro. “Nós, vereadores e empresários, estamos plenamente contemplados com tudo o que está sendo apresentado pelos técnicos da Alese sobre esse Plano de Desenvolvimento. E muito felizes pelo deputado Luciano Bispo iniciar essas apresentações por Socorro”.

O vereador ainda colocou que “nós temos a concepção que este Plano vai trazer uma direção para os investimentos necessários, que vão garantir o desenvolvimento do nosso município e, obviamente, a geração de emprego e renda. Socorro tem uma série de potencialidades que precisam ser ampliadas e devidamente exploradas. Os gestores do nosso município estão atentos, estão abertos ao diálogo e estão conscientes de que nós não podemos perder essa oportunidade”.

Dr. Samuel

Deputado estadual Samuel Carvalho

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) prestigiou a exposição feita em Nossa Senhora do Socorro e enalteceu a iniciativa da Assembleia Legislativa e a escolha por iniciar o detalhamento desse Plano, com suas audiências itinerantes, pelo município da Grande Aracaju. “A iniciativa da Alese, em parceria com a Fundação Dom Cabral, representa a preocupação do Poder em não apenas cuidar do enfrentamento da pandemia, mas também com o momento de retomada da atividade econômica”.

Para o parlamentar, os poderes constituídos do município de Nossa Senhora do Socorro não podem perder a oportunidade de se aprofundarem sobre as propostas apresentadas. “O nosso Distrito Industrial precisa de uma revitalização em caráter emergencial, o desemprego é grande, mas o potencial é muito grande e temos que aproveitar essa direção técnica para receber os investimentos necessários”, completou o deputado Dr. Samuel.

Presenças

Além dos vereadores e empresários da cidade, também prestigiaram a apresentação do PDES o vice-prefeito de Socorro. Manelito Franco; o ex-prefeito e ex-deputado Zé Franco; o ex-prefeito Tonho da Caixa; o diretor-geral da Alese, Roberto Bispo; o Subsecretário-Geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque; o diretor de Comunicação Social da Alese, Irineu Fontes; além de diversos secretários municipais.

Fotos: Joel Luiz