Luciano Bispo aprova parceria entre o Governo do Estado e o Unicef

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), aprovou a parceria firmada entre o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na manhã dessa quinta-feira (27), em solenidade no Palácio de Despachos, o governador em exercício, Belivaldo Chagas (PMDB), formalizou a implantação do programa Selo Unicef (Edição 2017-2020).

A iniciativa objetiva estimular os municípios a implementarem políticas públicas para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Há uma preocupação em fazer com que os municípios compreendam a importância de cuidar das crianças e adolescentes. Na edição de 2013-2016 nós tivemos 39 municípios inscritos e oito cidades atingiram a meta total. Para agora a nossa projeção é que 49 municípios sergipanos participem”, destacou o governador em exercício.

Unicef 3O Selo é uma certificação internacional com o objetivo de mobilizar a sociedade, poder público e parceiros em reconhecimento aos avanços registrados pela infância e adolescência. “Cuidar da criança e do adolescente é um dever de todos e não apenas do poder público. E tudo isso passa pela Educação, em parceria entre Estados e Municípios, com ajuda da União. Temos um entendimento que o professor precisa ganhar bem, se estabelece um piso salarial, mas é preciso oferecer condições se honrar este compromisso”.

A coordenadora do Unicef para Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira, lembrou que nos próximos quatro anos os municípios inscritos terão que investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. “Este momento sinaliza a preocupação do poder público, do governo do Estado com suas crianças e adolescentes, estimulando os municípios a se somarem nesta campanha, aprimorando políticas públicas e melhorando os nossos indicadores de desenvolvimento humano”.

Unicef 1Por sua vez, o deputado estadual Luciano Bispo aprovou a parceria dizendo que “estamos acompanhando o Estado formalizando uma parceira muito importante com o Unicef, que envolve os municípios em um trabalho voltado para as crianças e os adolescentes. Aquelas cidades que atingirem a meta total, conquistam o Selo Unicef, que é uma certificação internacional que vai valorizar a gestão municipal para reduzir as desigualdades sociais, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Assembleia Legislativa não apenas aprova, como dará todo o apoio possível”. Durante a solenidade, a TV Alese anunciou que vai acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelos 49 municípios sergipanos inscritos no programa Selo Unicef.

Da Agência de Notícias Alese com informações do Governo de Sergipe

Fotos: Jorge Henrique