Foi entregue, nesta quarta-feira (15), o Título de Cidadania Sergipana à Luciana Déda. Natural de Salvador, ela estudou, formou sua família e fez sua carreira profissional em Sergipe, passando pela administração de diversos órgãos no estado.
A autoria é do deputado Luciano Bispo (PSD), que destacou os serviços prestados pela advogada com os trabalhos desempenhados. Ela iniciou a vida pública no cargo de secretária-adjunta de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) em 2014.
Luciana Déda ainda passou pelo Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran), a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que gerencia o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), entre outros.
“Ela já é sergipana de coração, agora nós vamos torná-la sergipana de fato e de direito. Luciana Déda é uma sergipana autêntica, por onde passou deixou seu nome, pelo trabalho, pela capacidade, pela amizade, pelo respeito a todos. Agora está partindo para uma nova etapa na sua vida que é a vida política, tem sangue político, tem raízes políticas, o que nos torna felizes por ter dado esse título, não só eu, mas a Assembleia Legislativa por unanimidade pelo carinho e respeito que tem ao povo sergipano”, falou Luciano Bispo.
A homenageada explicou que este é um dia memorável que a faz ter o direito de se dirigir aos sergipanos como conterrâneos. Ela contou que seu aniversário será nesta quinta-feira (16), mas essa véspera se tornou sua nova data de nascimento.
“Eu estou ganhando uma nova data de aniversário. Meu aniversário é no dia 16, mas hoje, com essa cidadania, essa nova data de aniversário faz com que eu tenha ainda mais força para essas lutas para melhorar o estado, para estar mais perto da população, é nesse sentido que a responsabilidade redobra. Estou muito feliz, nunca me senti forasteira, mas hoje posso chamar de conterrâneos com toda felicidade”, afirmou.
A advogada disse ainda que se sente honrada por ser lembrada pela Assembleia Legislativa de Sergipe lhe garantir o título. Ela explicou que esta homenagem a faz entender que está no caminho certo quanto aos trabalhos desempenhados.
“Eu quero fazer um agradecimento muito especial a todos os deputados que aprovaram a proposição de Luciano Bispo, por quem eu tenho muito respeito e gratidão pelo homem público que ele é pela luta dele pela cidadania. Ele vê em mim, com meu histórico de vida aqui em Sergipe, merecedora deste título”, acrescentou.
Compuseram a Mesa, além da homenageada e do deputado Luciano Bispo, os desembargadores Edson Ulisses de Melo, Artemio Barreto e Claudio Déda, o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, e o deputado Garibalde Mendoça (PDT). O deputado Luciano Pimentel (PP) fez a saudação à homenageada, em nome da Alese. O Título de Cidadania Sergipana foi entregue durante sessão especial realizada no plenário da Casa.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese