logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Livro: ‘História de Aracaju para Crianças’ é lançado na Biblioteca da Elese

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Lançado na tarde desta quarta-feira, (25), o livro ‘História de Aracaju para Crianças’, de autoria dos professores Antônio Wanderley e Marcos Vinícius. O evento, que faz parte do projeto “Encontro Com o Autor Sergipano”, é idealizado e executado pela Escola do Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese).  O lançamento da obra ocorreu na Biblioteca Marcelo Déda, departamento da Elese. 

Todo o conteúdo do obra e objetivos propostos pela literatura foram discutidos pelos autores numa roda de conversa, cenário que contou com a participação dos coordenadores do projeto Encontro Com o  Autor Sergipano, Celson Iris da Silva e Vera Vilar, e de convidados dos autores.

Segundo o autor Marcos Vinícius Melo dos Anjos, a literatura narra a história da capital sergipana de uma forma envolvente, leve e lúdica. O livro é enriquecido com ilustrações do artista plástico Edidelson Silva.

O professor revela que na primeira parte do livro, a história de Aracaju é contada por uma historiadora a um grupo de estudantes, já a segunda parte da obra, a história da capital é apresentada aos alunos por um jornalista aposentado. 

Marcos Vinícius Melo dos Anjos, autor do livro.

“Esse livro foi lançado no ano de 2018, e em 2019 algumas escolas começaram a adotar e até hoje várias escolas continuam trabalhando com a obra em sala de aula. Por causa do livro, algumas cianças passam pelos bairros, e já os identificam. Temos relatos lindos dessas crianças. O livro é fascinante porque trata de algo de pertencimento, que é a identidade da nossa capital”, disse.

De acordo com o autor Antônio Wanderley de Melo Correia, apesar de real, a obra também é de ficção, pelo modo de contar a história em uma narrativa imaginária. Destaca que a obra é um paradidático, e que proporciona a meninos e meninas o amor e o conhecimento por Aracaju. “A criança é o futuro, e para formar leitores, se começa de agora. É  importantes que todos os estudantes leiam e conheçam a história da sua capital”, frisou.

Também autor da obra, Antônio Wanderley de Melo Correia

Juntos, a dupla já publicou o quantitativo de 13 obras, entre elas: História de Sergipe para Vestibulares e Outros Concursos (2003);
Sergipe Nossa História (2005); Sergipe Nossa Geografia (2005); Sergipe Sociedade e Cultura (2007); Sergipe Nosso Estado (2011, 2ª ed. 2014); História de Aracaju para a Criança (2018); A Emancipação Política de Sergipe – e-book (2020); Xokó: os indígenas de Sergipe – e-book (2021). 

Projeto

O bibliotecário Celson Iris da Silva, que é o diretor da Biblioteca da Elese, salienta que a possibilidade de lançamento de livros no espaço de leitura faz com que a população em geral tenha contato mais próximo com o escritor e assim, troquem conhecimentos sobre as obras, idealização e publicação do conteúdo.

“A proposta desse encontro  é trazer os autores sergipanos para apresentarem suas obras aqui, na biblioteca da Escola do Legislativo, e  com isso, oportunizar que os  leitores tenham esse contato mais próximo com o próprio autor e até possam trocar ideias e conhecimentos do processo criativo,”, externou Celson.

O bibliotecário e diretor da Biblioteca da Elese, Celson Iris da Silva

Que a partir da roda de conversa  possa surgir Projetos de Lei, essa é uma possibilidade comentada pelo diretor da biblioteca.

“O papel social da biblioteca é  de trazer o público externo, a comunidade, para dialogar com os autores, isso pode gerar, ter como fruto, propostas e ideias para projeto de lei, formulação de políticas públicas, que isso possa melhorar e impactar positivamente a vida do cidadão”, observa.

Vera Vilar ressalta que o espaço ofertado pela biblioteca é um momento de oportunidade para o autor, pela condição da exibição de seu trabalho.

“Ao virem na biblioteca os autores deixam suas obras, que servirão para consulta pública. Ainda, ao participarem desse momento da roda de conversa eles  divulgam seus trabalhos e tornarem-se mais conhecidos”, completou a coordenadora do projeto.

Sobre os autores

Autores e convidados da roda de conversa

– Antônio Wanderley de Melo Corrêa  é natural de Japaratuba, interior de Sergipe. Reside há mais de 40 anos em Aracaju, é licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe, é professor aposentado da rede pública estadual (SEDUC) e professor da rede pública municipal (SEMED/Aracaju), colabora na imprensa sergipana desde o início dos anos 1990, já tendo produzido mais de 60 artigos sobre história, cultura, educação e meio ambiente.  

– Marcos Vinícius Melo dos Anjos é sergipano, de Aracaju. O autor é  licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe, Especialização em Formação de Professores do Ensino Superior: Novos Cenários, Múltiplas Linguagens e Especialização em Competência Pedagógica e Docência Universitária. Atuou em Instituições de Ensino Superior como regente da disciplina Metodologia de Ensino de História e Cultura Sergipana. Professor da rede pública estadual SEDUC.

 

Fotos: Joel Luiz- Agência de Notícias Alese

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo