Lívia Tinôco e Ramiro Rockenbach recebem o título de cidadãos sergipanos

Os procuradores da República do Brasil, Lívia Nascimento Tinôco e Ramiro Rockenbach da Silva receberam na manhã desta quinta-feira, dia 11, em solenidade festiva na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano.  Cerimônia ocorreu no Plenário Legislativo em Sessão Especial,  a homenagem aos procuradores foi uma propositura  de autoria da  deputada Estadual, Ana Lula (PT).

A galeria e os assentos do  “Plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade” estiveram  completos,  membros de comunidades tradicionais e quilombolas, procuradores públicos, advogados, servidores do órgãos do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual,  familiares e amigos de ambos os homenageados participaram da entrega do título.

Cerimônia

No  rito da sessão especial, a leitura da Resolução Legislativa que concedeu o Título de Cidadania Sergipana aos procuradores da República, Lívia Tinôco, e Ramiro Rockenbach, foi feita pelo deputado Estadual da Rede, Georgeo Passos. A Sessão Especial foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa de Sergipe, deputado Estadual Luciano Bispo (MDB), que na solenidade festiva conduziu às homenagens.  Ao som da banda de música da Polícia Militar de Sergipe, e vastos aplausos, os procuradores receberam placas com as devidas homenagens, agora são de fato Cidadãos Sergipanos.

Lívia Tinôco recebendo o título das mãos da dep. Ana Lúla. Foto: Jadilson Simões

Em seu discurso, a procuradora Lívia Tinôco agradeceu a homenagem. “Agradeço a deputada Ana Lúcia pela menção ao título. Deputada a conheci pelas ações que em comum atuamos, a exemplo da militância com as terras dos quilombolas. Esse título só me fazer reforçar compromisso com diretos humanos e sociais, grupos veneráveis e mais injustiçados”, destacou Tinôco em sua explanação.

De acordo com o procurador Ramiro Rockenbach, que  exerce o mandato de procurador Regional dos Direitos do Cidadão e da Cidadã em Sergipe, título é uma gratidão. “Ao povo deste Estado agradeço pela homenagem desta casa. São vocês o motivo desta homenagem. O que mais me orgulha ao receber esse título é ser agora um autêntico sergipano”, externou Rockenbach, que agradeceu aos seus colegas de labuta por toda parceria de trabalho, e os homenageou.

Ramiro Rockenbach recebendo o Título de Cidadão Sergipano.

Para a deputada Ana Lula, autora da propositura, título é uma justa homenagem por trabalhos prestados por ambos procuradores ao Estado de Sergipe. “São dois procuradores que vêm ao longo do seu período, em Sergipe, mostrando muito compromisso com a população sergipana. Dando à sociedade e a população, o direito de exercitar a cidadania, principalmente às comunidades quilombos que precisam de um olhar especial. Os dois procuradores, conjuntamente, têm mostrado de uma forma muito forte esse compromisso, por isso que a Casa reconhece e promove o título”, ressaltou Ana Lula, que finalizou discurso de homenagem recitando poema de seu irmão, Mario Jorge Meneses Viera.

Homenagens aos procuradores

Durante abertura da solenidade, quilombolas e índios Xocós manifestaram gratidão aos homenageados por feitos em seus quilombos. Por meio da dança, os quilombolas representaram sua alegria e bailaram o Samba de Côco no plenário da Alese.

Segundo a coordenadora do Movimento Quilombola e do Mocambo de Porto da Folha, Paula Meire,  o  Samba de Côco de Roda  é de origem do  povo negro,  e representa a manifestação que ele, o negro,  fazia na saída da lavoura. “Dançamos para manifestar agradecimentos. Na época, o negro dança após a saída da lavoura, era o momento da gratidão pela colheita. Hoje viemos agradecer aos procuradores por terem sido importantes para a nossa formação como quilombo”,  explicou  Meire.

Quem também fez parte da entrega do título aos homenageados foi o Jozinaldo Ribeiro, chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) na comunidade indígena Xocó, do município de Porto da Folha. Segundo narrou orgulhosamente, estar na Casa Legislativa de Sergipe representa momento muito especial.

“Quero dizer a sociedade sergipana que para mim, enquanto representante da Funai, é um prazer estar aqui, neste dia tão especial. Prestigiar a drª Lívia Tinoco e dDr. Ramiro é motivo de orgulho. Em especial a procuradora Lívia, porque tem grandes feitos no Estado de Sergipe e em prol da comunidade indígena Xocó. Través da procuradora, a comunidade tem a sua terra preservada e fiscalizada, além de ter uma estação de tratamento de água (ETA), onde foi adquirida na justiça, através de ação impetrada pela homenageada, enquanto Procuradora da República”, frisou Jozinaldo.

Composição de mesa

A mesa da cerimônia foi composta pelos deputados  estaduais: Luciano Bispo, presidente da Alese, e  Georgeo Passos, da Rede. Também, pela procuradora Federal Antonélia Carneiro Souza, que na ocasião representou o Ministério Público Federal (MPF); Luiz Valter Ribeiro Rosário,  representante do Ministério Público de Sergipe (MPE); o magnífico reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Roberto Antoniolli; Alexandre Pires Black, capitão dos Portos;  a procuradora Geral do Estado Maria Aparecida Gama,  representando o governador do Estado; o procurador Eduardo Côrtes, que representou o TCE. Participaram também da solenidade, os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Gustinho Ribeiro e Vanderbal Marinho.

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: Jadilson Simões