Com o objetivo de preservar e fomentar a cultura do cordel, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) propôs na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Projeto de Lei nº 18/2019 instituindo Programa de Fomento à Literatura de Cordel nas Escolas públicas e privadas no Estado.
A literatura de cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originada em relatos orais e depois impresso em folhetos. No Brasil, a literatura de cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, dentre outros.
Em justificativa, a parlamentar diz é importante preservar e promover a literatura de cordel, uma vez que é muito estigmatizada por conta do linguajar despreocupado e regionalizado, explicou ainda que, na atualidade o cordel é respeitado, e que no Rio de Janeiro está sediada a Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Segundo Maria, Sergipe tem raízes de sua cultura com influência da literatura de cordel e a escola tem um papel fundamental no que diz respeito ao fomento e promoção da cultura, a valorização e auxilia na prevenção e erradicação do preconceito.
Por Luciana Botto- Rede Alese
Foto: Internet