Literatura de Cordel é o destaque do “Assunto do Dia” na TV Alese

Sob a apresentação do jornalista Thiago Aragão, o programa “Assunto do Dia”, gravado nessa quarta-feira (26), traz uma entrevista com a pedagoga e cordelista Isabel Nascimento, que fala sobre a instalação da Academia Sergipana de Cordel. Acompanhada do também cordelista José Matheus, a presidente da Academia fez uma exposição dos desafios da entidade, dos objetivos e aproveitou para recitar alguns trechos de cordéis que valorizam a expressão popular e a cultura nordestina.

Segundo Isabel Nascimento, a Academia foi instalada no dia 19 de julho, no Museu da Gente Sergipana e a data teve um significado especial. “Em Aracaju nós celebramos este data como o dia do Cordelista em homenagem a João Firmino Cabral, patrono da nossa Academia e uma das nossas referências. Foram empossados 37 cordelistas de Aracaju e de diversos municípios sergipanos e nosso objetivo é difundir e perpetuar o cordel em nosso Estado”.

Ela explicou que o dia 19 simboliza a posse de João Firmino na Academia Brasileira de Cordel. “Em reuniões, há quatro anos, nós cordelistas fizemos esta solicitação a um vereador de Aracaju para que esta data marcasse uma homenagem a ele. João Firmino é uma referência para todos nós cordelistas”.

Para os apaixonados pela literatura de cordel que desejam ser membros da Academia, ela disse que “até o dia da instalação e posse da Academia os cordelistas vinham participando das reuniões. De acordo com o nosso Estatuto, quem quiser participar basta fazer uma solicitação por escrito e encaminhar para a diretoria da Academia”, explicou.

Por sua vez o também membro da Academia, José Matheus, portador de epilepsia, decidiu seguir a carreira de cordelista e está em fase de conclusão de seu primeiro trabalho. Nos ensaios que faz, expõe a epilepsia no cordel, o que lhe conforta a conviver bem com a realidade.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões