Linda Brasil pede ações da Prefeitura de Aracaju após morte em ônibus

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (PSOL) usou a Tribuna, nesta quinta-feira (17), para prestar solidariedade à família de Michael Johnatan Santos de Oliveira, de 29 anos, vítima fatal de atropelamento ao tentar entrar em um ônibus no Terminal Leonel Brizola, no bairro Capucho, em Aracaju. O sinistro ocorreu na noite da última terça-feira (15). Na concepção da parlamentar, o problema do transporte público na capital sergipana é antigo.

Conforme oficializado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), o rapaz caiu da entrada do ônibus quando a porta do veículo foi fechada. “Infelizmente, essa é mais uma tragédia anunciada, a superlotação dos ônibus e o sucateamento do transporte público em Aracaju se apresenta diariamente há vários anos na nossa capital. A passagem é cara, os ônibus estão sempre superlotados, sucateamento, as frotas são vergonhosamente velhas, falta de transparência, de planejamento urbano e linhas de ônibus na periferia”, afirmou Linda.

Com múltiplos ferimentos na barriga e nas pernas, Michael Johnatan foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde foi submetido a uma cirurgia de emergência, mas não resistiu aos ferimentos. A parlamentar falou que é urgente a renovação da frota para dar maior segurança aos passageiros.

“Não é uma exceção, é regra. O dia a dia de quem paga ônibus na capital é muito preocupante, é preciso pressionar cada dia mais para que a prefeitura de Aracaju dê início a um amplo debate com a sociedade para construir um processo de licitação de transporte público que seja justo, transparente, democrático e que realmente garanta segurança e direito aos trabalhadores”, acrescentou.

O deputado Manuel Marcos (PSD) se juntou ao pronunciamento de Linda Brasil. “Que coisa triste um jovem que sai para o trabalho e é vitimado a busca de um transporte público. Que Deus dê o conforto à família porque sei que as dificuldades são grandes”, completou.

As declarações ocorreram durante o Pequeno Expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Proteção nas escolas

Linda Brasil esteve na Tribuna também durante o Grande Expediente, quando destacou a necessidade de proteção às crianças e adolescentes nas escolas. Ela falou que acontece violência no meio escolar, a exemplo de bullying, que contribui para evasão.

“Do ponto de vista político, abordar esse tema nas escolas contando um pouco da minha trajetória pessoal e política, é uma responsabilidade que me contempla, pois como uma mulher trans travesti, minha perspectiva acrescenta uma dimensão relevante. A inclusão da diversidade de vozes é essencial para criar políticas abrangentes e acolher de forma sensível as necessidades de todos”, afirmou.

A parlamentar destacou que a escola pode contribuir para trabalhar diretamente na desconstrução de estigmas voltados para grupos como população negra, LGBTQIA+, e pessoas com deficiência. Sergipe é o Estado nordestino com maior taxa de maus tratos com as crianças e adolescentes. Para cada 100 mil habitantes, a taxa é de 56,69 em pessoas de zero a 17 anos de idade, segundo citou a deputada.

“O ambiente escolar é um lugar importante no contexto da violência sexual e outros tipos de violência. Se a escola se constituir enquanto um espaço seguro, as crianças e adolescentes tendem a revelar possíveis casos de violência e abuso porque o local onde essas pessoas mais sofrem violência é no ambiente familiar”, completou Linda Brasil.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese