A deputada Linda Brasil (Psol) subiu à Tribuna, nesta quarta-feira, 18, para falar sobre o Plano de Demissão Voluntária (PDV) anunciado pela Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, na última semana. A Deso informou que se trata de uma reestruturação da empresa.
A parlamentar lamentou a decisão e lembrou que esta é a primeira ação determinada após o leilão para concessão da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes).
“Esse Plano, apresentado pelo Governo, diz que é preciso reduzir o quadro de funcionários e funcionárias da empresa para ajustar suas despesas. A privatização já não tinha esse objetivo? Toda vez que perguntávamos sobre a possibilidade de demissões, os governistas desviavam do assunto. Agora, sem nenhum constrangimento, falam que um dos objetivos do PDV é evitar demissões compulsórias”, destacou.
Linda Brasil perguntou o que acontecerá com os profissionais das áreas cedidas para a iniciativa privada e se o Governo do Estado apresentará plano de reaproveitamento dos profissionais que serão demitidos.
“Esse processo deve ser acompanhado de perto e com máxima atenção desta Assembleia Legislativa e pelo povo sergipano. O Governo de Fábio Mitidieri vendeu um dos maiores patrimônios de Sergipe e agora pode deixar 300 trabalhadores desempregados”, disse.
As declarações ocorreram durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese