Linda Brasil fala sobre ‘Marchas dos Povos e Comunidades Tradicionais’

Na manhã desta quinta-feira (14) a deputada Linda Brasil (Psol) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para falar sobre a ‘Marcha dos Povos e Comunidades Tradicionais’. O ato vai ocorrer no próximo sábado (16), às 9h, tem como objetivo alertar as pessoas para as ameaças que as populações das águas estão enfrentando nos últimos ano.

A passeata vai ser iniciada na praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju, em direção General Valadão. E entre as temáticas que serão debatidas estão:  o derramamento do óleo em 2019 que atingiu mais de dois mil quilômetros do litoral do nordeste e sudeste do Brasil; a perda dos territórios para empreendimentos energéticos (como usinas eólicas, termoelétricas e petrolíferas) e imobiliários (como condomínios e resorts); os acessos aos rios e manguezais estão sendo interditados por empreendimentos, pequenos portos que serviam aos pescadores artesanais estão sendo destruídos; além do aumento das ameaças de morte às lideranças comunitária.

“A Marcha é construída pelas comunidades tradicionais, pelo Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS), Movimento de Pescadores e Pescadoras do Brasil (MPP), Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais, o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), o Fórum e Povos Tradicionais de Paraty(RJ) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, explicou a deputada Linda Brasil.

Incentivo ao Comércio

A deputada Linda Brasil pediu à Prefeitura de Aracaju  e ao Governo do Estado um olhar mais atento para a região do Centro de Aracaju, durante todo o ano, e não somente nas épocas festivas. “Desde quando estava vereadora venho denunciando o descaso da prefeitura com os calçadões que estão com buracos, faltam bancos e arborização”, destacou a parlamentar.

De acordo com a parlamentar, “Prédios históricos como o da Prefeitura estão praticamente vindo ao chão. A praça Olympio Campos está bem abandonada mesmo com o natal vemos monumentos como o dedicado ao cacique Serigy completamente deteriorado”, disse.

“O calçadão não está iluminado. Não há atrativo para as pessoas virem comprar no centro. O estado também tem um papel que pode ajudar neste sentido através de uma boa política de incentivo e revitalização da rua do turista que está desvitalizada, sem um olhar para fazê-la ser atração dos habitantes da cidade. Fica aqui meu apelo na tribuna para que o estado e a prefeitura de Aracaju façam o centro vivo de fato não só em datas pontuais, mas durante todo o ano. Moro no centro e vejo o abandono e também as lojas e lojistas reclamando das vendas e da falta de cuidado com o local”, pontuou a parlamentar.

Em aparte, o deputado Marcos Oliveira (PL) disse que o Natal Iluminado ajuda a aquecer o comércio. Ele pediu que a deputada Linda  tenha mais atenção com os comerciantes do Centro de Aracaju. “O objetivo do projeto é aquecer o turismo mas que também atraia pessoas para o comércio”, falou Marcos Oliveira.

Seca em Sergipe

Dez municípios sergipanos estão em situação de emergência devido à estiagem, com destaque para Canindé de São Francisco e Poço Redondo como as cidades mais afetadas. Outras localidades incluem Carira, Nossa Senhora Aparecida, Tobias Barreto, Poço Verde, Frei Paulo, Pinhão, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.

A seca está afetando diretamente mais de 63,8 mil pessoas nessas regiões. A falta de água potável é evidenciada pela necessidade de assistência através de caminhões-pipa.

“O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, está realizando a Operação Carro-Pipa para abastecer mais de dez localidades em Sergipe. Esse esforço envolve a distribuição de água por meio de caminhões-pipa para comunidades que enfrentam a seca. A autonomia dos municípios na gestão da seca é destacada como um desafio, com a falta de rede de canalização e cisternas sendo citada como razões que dificultam a capacidade dos municípios de atenderem suas próprias populações. A Defesa Civil prevê que o número de municípios em situação de emergência pode aumentar nos próximos meses, indicando que a seca pode persistir”, finalizou a deputada Linda Brasil.

Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese