Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a deputada Linda Brasil (PSOL) destacou nesta terça-feira (21) assuntos ligados à educação e também de direitos das crianças e adolescentes. Na ocasião, Linda Brasil destacou uma reunião do Conselho Popular, organizado pelo seu mandato parlamentar, que contou com a participação da Diretora Nacional da Secretaria de Direitos da Criança e Adolescente, Martha Volpi.
A parlamentar explicou que o Conselho Popular é um espaço de participação, discussão e reflexão para cobrar a elaboração de políticas públicas. “Também tivemos a participação da Dra. Glicia Salmeron do Comitê Sergipano de Combate a violência e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes, a Daiana Alves do Conselho Estadual em Defesa da criança e do adolescente entre outras participações”, destacou a parlamentar Linda Brasil.
Mudanças climáticas e Rio Grande do Sul
Ainda durante o pronunciamento, a deputada Linda Brasil falou sobre as mudanças climáticas e as enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, 90% das cidades gaúchas, o que corresponde a 463 municípios, estão alagadas devido aos excessos de chuvas.
A deputada fez um paralelo da situação vivida pelo estado gaúcho com a capital sergipana. “Em Aracaju podemos observar diversos pontos de alagamento, especialmente a região central; além de municípios como Maruim e Nossa Senhora do Socorro, entre outros. E, apesar da recorrência desses alagamentos, praticamente todo ano, não há nenhuma ação efetiva do Governo do Estado de Sergipe e nem da Prefeitura Municipal de Aracaju, por exemplo”.
A parlamentar declarou que Sergipe está na contramão do desenvolvimento sustentável. “O que acontece em nosso estado é uma inversão de valores. O Governo do Estado gasta com festa, com obras que não possuem nenhuma prioridade para o povo, e não se preocupa com desenvolvimento sustentável. Um grande exemplo é a obscuridade nas compensações ambientais de EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) de empreendimentos com impactos ambientais”, finalizou.
A deputada Linda Brasil também falou sobre o número de cargos comissionados na atual gestão do Governo do Estado e pediu a realização de mais concursos públicos.
Fotos: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese