Linda Brasil destaca reunião com moradores do Bairro Matapuã, em Aracaju

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) desta terça-feira (8), a deputada Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna  para destacar a reunião que teve com moradores do Bairro Matapoã, Zona de Expansão de Aracaju.  A pauta foi atual situação rio Vaza Barris.

“Conversamos sobre da degradação ambiental,  do rio Vaza Barris,  e as mudanças ambientais  provocadas pelas obras da prefeitura de Aracaju. As moradoras e marisqueiras,  estão preocupadas com os impactos,  que as obras estão causando nos bairros, e com a qualidade ambiental do rio Vaza Barris,  que passará a receber, segundo a prefeitura, águas das chuvas que serão drenadas até o rio,  pelos enormes canais que estão sendo construídos  à revelia do diálogo com os moradores locais”, enfatizou a deputada Linda Brasil.

De acordo com a parlamentar, os moradores também denunciam a prefeitura,  por  um conjunto de obras com o intuito de beneficiar as grandes construtoras,  e seus projetos de grandes condomínios na localidade.

“A Zona de Expansão é uma  região é caracterizada pela presença de lagoas,  manguezais, cordões de dunas, tabuleiros costeiros,  rios e praias,  rica em bens naturais, porém ambientalmente frágil.  Ela necessita de um maior planejamento,  das ações do Poder Público,  para garantir a qualidade ambiental e a preservação dos bens naturais. Mas, como de costume,  a prefeitura de Aracaju vem fazendo o contrário,  tocando obras sem considerar as particularidades ambientais da região,  sem ouvir a população,  e passando por cima dos direitos das marisqueiras e pescadores artesanais”, finalizou a deputada Linda Brasil.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese