Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) desta terça-feira (8), a deputada Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna para destacar a reunião que teve com moradores do Bairro Matapoã, Zona de Expansão de Aracaju. A pauta foi atual situação rio Vaza Barris.
“Conversamos sobre da degradação ambiental, do rio Vaza Barris, e as mudanças ambientais provocadas pelas obras da prefeitura de Aracaju. As moradoras e marisqueiras, estão preocupadas com os impactos, que as obras estão causando nos bairros, e com a qualidade ambiental do rio Vaza Barris, que passará a receber, segundo a prefeitura, águas das chuvas que serão drenadas até o rio, pelos enormes canais que estão sendo construídos à revelia do diálogo com os moradores locais”, enfatizou a deputada Linda Brasil.
De acordo com a parlamentar, os moradores também denunciam a prefeitura, por um conjunto de obras com o intuito de beneficiar as grandes construtoras, e seus projetos de grandes condomínios na localidade.
“A Zona de Expansão é uma região é caracterizada pela presença de lagoas, manguezais, cordões de dunas, tabuleiros costeiros, rios e praias, rica em bens naturais, porém ambientalmente frágil. Ela necessita de um maior planejamento, das ações do Poder Público, para garantir a qualidade ambiental e a preservação dos bens naturais. Mas, como de costume, a prefeitura de Aracaju vem fazendo o contrário, tocando obras sem considerar as particularidades ambientais da região, sem ouvir a população, e passando por cima dos direitos das marisqueiras e pescadores artesanais”, finalizou a deputada Linda Brasil.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese