Linda Brasil destaca dia Nacional da Pessoa Surda

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a deputada Linda Brasil (PSOL), destacou o Dia Nacional, e também, o Estadual da Pessoa Surda celebrado no dia 26 de setembro.  Na oportunidade, a parlamentar pediu a efetivação de políticas públicas para as pessoas com essa e outras deficiências.

“Luto para que as pessoas surdas e outras deficiências tenham seus direitos respeitados, e tenham direito a comunicação. Em Aracaju, por meio da Lei Municipal, a gente conseguiu tornar obrigatório a presença de interpretes de libras em repartições públicas. Eu estou lutando para que essa conquista municipal possa acontecer também em âmbito estadual”, destacou Linda Brasil.

A deputada destacou que a linguagem surda em Sergipe enfrenta dificuldade de acesso aos direitos humanos básicos. “Saúde, educação, entre outros. A Lei Brasileira de Inclusão estabelece o ensino de Libras como parte do currículo escolar no ensino médio. Se de fato isso fosse implementado teríamos muitas pessoas que saberiam se comunicar em libras. Por falta de comunicação em libras houveram quadro de agravamento de saúde e até morte, devido a comunicação e informação de forma inclusiva”, ressaltou Linda Brasil.

Linda Brasil também citou o trabalho realizado pelo Departamento de Letras e Libras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Eles trabalham para que o ensino de libras chegue a grade curricular do ensino médio e que não haja barreiras de comunicação”.

Seminário

Linda Brasil, falou ainda que, amanhã (26),  irá  participar do “II Simpósio Intersexo: Saúde e Direitos Intersexo, a Luta Contra a Mutilação Infantil”, organizado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTIi+ da Secretaria da Segurança Pública (SSP),  e em parceria com a Associação Brasileira Intersexo.

“O SUS e a Justiça Brasileira só permitem o processe de transsexualização de pessoas maiores de 18 anos. Mas  na realidade,  a mutilação que ocorre com crianças é promovida por pessoas cis preconceituosas, algumas ignorantes, que realizam a cirurgia mutiladora geralmente nas crianças intersexuais”, explicou a deputada Linda Brasil.

O Simpósio vai acontecer das 8h às 18h,  no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, e  contará com a palestra de profissionais e ativistas da causa intersexo.

Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese