logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil destaca Assembleia Geral dos profissionais da Rede Estadual de Ensino

Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a deputada Linda Brasil (PSOL) destacou em pronunciamento nesta quarta-feira (21), a assembleia geral dos profissionais da rede estadual de ensino. A parlamentar fez uma abordagem sobre as pautas discutidas durante o encontro ocorrido na última terça-feira (20).

“A reivindicação pela valorização dos profissionais do magistério (o percentual de 11% que foi confiscado dos aposentados e aposentadas) da educação, foi alguns dos temas abordados. Segundo, o Supremo Tribunal Federal (STF) essa retirada dos 11% foi indevida e o Governo de Sergipe tem a obrigação de devolver”, citou a deputada Linda Brasil.

De acordo com a parlamentar, durante a assembleia foram realizados alguns encaminhamentos. “Está prevista para acontecer mais uma paralisação nos dias 26 e 27 de setembro, bem como, panfletagem além de mobilização no desfile cívico de 7 de setembro. Estavam programadas três reuniões, entre a categoria e o governo, mas até agora não foi dado encaminhamento. Os professores estão reivindicando que aconteçam até o mês de setembro”, explicou.

Para Linda Brasil é importante que a população sergipana conheça os motivos da paralisação dos professores. “O que o governo faz com os professores é um desrespeito. Por isso, no dia 27 acontecerá um ato da categoria no Centro de Aracaju”, falou.

Lei Brasileira de Inclusão

Na tarde de terça-feira (20) a deputada Linda Brasil recebeu a visita da presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional (OAB/SE), Sheyla Cristine Santos.

Na oportunidade foi discutida o descumprimento da Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

“Foi um reunião esclarecedora. Na ocasião foram relatados casos do descumprimento da LBI na rede estadual de ensino em Sergipe. Entre elas estão: a violação de direitos das pessoas com deficiência, bem como, a ausência de profissionais de apoio escolar em diversas unidades de ensino”, destacou a deputada Linda Brasil.

A parlamentar, enfatizou a necessidade da contratação regular  profissionais de apoio escolar, e falou que existe uma discussão em âmbito federal, para a criação de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para estes trabalhadores.

Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo