Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
A deputada Linda Brasil (Psol) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta terça-feira (28) para destacar a promulgação da Lei Federal N ° 14.737. O código publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (27) amplia o direito da mulher de ter acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados, com ou sem necessidade de sedação.
Para a parlamentar Linda Brasil, a promulgação da Lei é um grande ganho para as mulheres. “ Essa lei é muito importante e faz com que as pacientes que irão realizar qualquer tipo de procedimento se sintam mais seguras. Infelizmente, na semana passada, eu recebi uma denúncia de uma mulher que sofreu uma violência em um hospital. O novo regulamento possibilita que, nós mulheres, tenhamos um acompanhante e assim passe a sensação de mais segurança”.
Ação truculenta
Ainda no plenário da Alese, Linda Brasil falou abordagem policial feita a uma mulher em Aracaju. “ A ação ocorreu de forma truculenta. E poderia acontecer através do diálogo, e não por meio da força física, e com intimidação. Isso entristece o movimento dos Direitos Humanos”, declarou a parlamentar.
A deputada ressaltou a formação dos policiais precisam ser revista. “É preciso que durante o processo de formação do policial se discuta questões voltadas aos Direitos Humanos. Do respeito, das mulheres, e também pessoas que vivem em vulnerabilidade social”.
Agenda
Ainda no pronunciamento Linda Brasil, falou sobre uma agenda parlamentar que participou em Lagarto no sábado (25). Na oportunidade, a parlamentar participou de entrevistas, reuniões (onde recebeu uma moção pela atuação parlamentar dela na Alese). Linda participou ainda, de uma confraternização com a Associação das Pessoas com Fibromialgia de Lagarto.
Foto: Jadilson Simões/ Agência Notícias Alese