logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil cobra efetivação de política estadual para fortalecimento da agroecologia

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira (17), para destacar diversas pautas, entre elas, temas relacionados à agricultura sustentável e à produção orgânica no estado. Entre os assuntos abordados, a parlamentar ressaltou uma reunião realizada com representantes da Rede Sergipana de Agroecologia (Resea), articulação formada por movimentos sociais, agricultores familiares e instituições públicas de pesquisa e extensão que atuam na promoção da agroecologia, da soberania alimentar e do fortalecimento dos territórios camponeses e tradicionais em Sergipe.

Segundo Linda Brasil, o encontro teve como pauta principal as demandas apresentadas pela rede, considerada fundamental para a defesa da agroecologia e da produção orgânica no estado. A deputada destacou a necessidade de efetivação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo), aprovada em 2011, mas que, segundo ela, ainda não foi implementada em sua totalidade.

Durante o pronunciamento, a parlamentar observou que muitas legislações aprovadas não são colocadas em prática conforme previsto. Ela informou que seu mandato tem realizado cobranças por meio de indicações e reuniões para garantir a efetivação do Peapo, instrumento que, segundo destacou, deveria estar em funcionamento. Foram destinados recursos nas Leis Orçamentárias Anuais (LOA) de 2025 e de 2026 para viabilizar a execução do plano. No entanto, os valores ainda não foram utilizados devido a entraves burocráticos relacionados ao encaminhamento dos recursos”, lembrou a parlamentar.

Ao avaliar o encontro com a Resea, Linda Brasil classificou a reunião como produtiva e reafirmou o compromisso do mandato com o fortalecimento da agricultura agroecológica. Segundo ela, o objetivo é incentivar a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e alinhados à preservação ambiental.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você