Durante sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (11), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) destacou dois temas centrais: a manutenção do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) e a necessidade de valorização do magistério público de Sergipe.
A parlamentar comemorou a decisão da Câmara dos Deputados, que manteve o mandato de Braga. “Esta é uma vitória importante para a democracia. Glauber sempre atuou ao lado do povo, enfrentando privilégios e denunciando abusos dentro do Congresso Nacional”, afirmou.
Ela ressaltou que o acordo que suspendeu temporariamente seis meses das atividades parlamentares de Braga foi um avanço, diante de uma articulação que visava cassar seu mandato e retirar seus direitos políticos por oito anos. “Na nossa avaliação, foi uma vitória, porque o objetivo dos extremistas era afastá-lo definitivamente do parlamento”, afirmou.
Linda Brasil classificou o processo como “um julgamento político permeado por conveniências e pressões”, afirmando que princípios foram substituídos por alianças e interesses. “Punem quem enfrenta os poderosos e protegem quem defende o autoritarismo”, declarou.
Carla Zambeli
A deputada também criticou a “contradição gritante” da Câmara ao comparar o caso de Glauber Braga com o da deputada Carla Zambelli (PL/SP), que, mesmo condenada judicialmente, manteve seu mandato. “O episódio evidencia seletividade e punição direcionada a parlamentares que defendem direitos humanos e enfrentam estruturas de poder”, enfatizou.
Magistério
Linda Brasil falou sobre suspensão unilateral das negociações entre o Governo do Estado e o magistério público de Sergipe, que envolve mais de 20 mil professores ativos e aposentados. “A decisão prejudica a valorização da carreira docente, mesmo com crescimento da receita estadual em 22,62% em relação a 2024 e queda das despesas correntes de 43% para 38% do orçamento, ficando 8% abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. É fundamental que o Governo retome o diálogo com o magistério e utilize a margem fiscal disponível para garantir justiça e valorização da categoria”, afirmou.
Simpósio das Catadoras de Mangaba
Por fim, a parlamentar celebrou o primeiro simpósio das catadoras de mangaba de Sergipe. “O evento realizado em Aracaju, reafirma o compromisso em defender políticas públicas que promovam proteção, autonomia e oportunidades para essas mulheres, fortalecendo a economia solidária e a sustentabilidade ambiental”, concluiu.
Foto: Arthur D’Avila/Agência de Notícias Alese
