logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lidiane Lucena destaca os 91 anos do direito ao voto feminino

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Na sessão plenária desta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a deputada Lidiane Lucena (Republicanos) usou à Tribuna para destacar os 91 anos do ‘Direito ao Voto Feminino’ . A data é celebrada nacionalmente no dia 24 de fevereiro. Na ocasião, a parlamentar enfatizou os desafios e defendeu a maior  participação  das mulheres na política.

“Essa conquista, no ano de 1932, ocorreu após muita luta do movimento feminista. Uma data que deve ser comemorada, mas também serve para nos ajudar a refletir sobre o longo caminho que temos a percorrer para termos os mesmos espaços que os homens, no que se refere a participação na política. Afinal, conquistamos o direito ao voto, mas existe uma grande lacuna histórica a ser preenchida quando pensamos em mulheres sendo votadas e com as mesmas oportunidades que os homens para se candidatarem e serem eleitas”, enfatizou a deputada Lidiane Lucena.  

A parlamentar destacou pesquisa realizada pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo dados, mais 50% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. A parlamentar também  fez um paralelo com  o número de mulheres na Alese, na Câmara e no Senado Federal.

“Na Câmara Federal somos pouco mais de 17% dos deputados eleitos, sendo 91 mulheres para um total 563 parlamentares eleitos. No Senado, dos 27 eleitos em 2022, apenas quatro foram mulheres. E temos apenas 11 mulheres, dentre os 81 senadores do Brasil. Aqui na Alese somos apenas cinco mulheres, do total de 24 vagas”, destacou a deputada Lidiane.

A parlamentar registrou ainda sobre a história das primeiras deputadas estaduais eleita em Sergipe, a exemplo da laranjeirense, Quintina Diniz, eleita em 1934. “Depois dela, levou 20 anos para que outra mulheres tivessem a oportunidade de estarem no parlamento sergipano, com a eleição de Núbia Nabuco Macedo em 1954”, observou.

 

Foto: Jadilson Simões- Agência Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo