logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei que regulamenta queijarias artesanais será sancionada hoje

Por Assessoria Parlamentar

Atendendo aos anseios de produtores rurais, especialmente daqueles que possuem a atividade leiteira como fonte de produção e de sustento, será sancionada nesta segunda-feira, dia 29, às 15 horas, em Nossa Senhora da Glória, a solenidade de sanção da *Lei que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais (tradicional e inovação) em Sergipe.* De autoria conjunta do *deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos),* de técnicos da Emdagro, Sebrae, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e de queijeiros sergipanos, o texto detalha processos, técnicas, tipos de queijos e derivados do leite produzidos artesanalmente, além de estabelecer critérios que asseguram a qualidade e inocuidade dos produtos. O Projeto foi aprovado por unanimidade no último dia 17 de abril.

Agora, já como Lei, será possível regulamentar a fiscalização da produção de queijos artesanais, de maneira a permitir a ampliação da oferta e a comercialização fora de Sergipe, obedecendo todas as regras. Isso, segundo o deputado Zezinho Sobral, fortalecerá o mercado, incentivará a produção, agregará renda para os pequenos produtores.

“É uma grande conquista para a nossa pecuária e merece ser celebrada. A concepção do Projeto foi fruto da união de profissionais que pensam em mecanismos capazes de gerar o desenvolvimento econômico autossustentável, a valorização da nossa cultura e da pecuária. O texto e a ideia contaram com a colaboração de técnicos que entendem bem do tema, entre eles o queijeiro Arivaldo Barreto, estudioso e produtor reconhecido nacionalmente. O queijo é um dos símbolos da identidade sergipana e a produção artesanal e tradicional deve ser reconhecida. Ao regulamentar as queijarias e a produção artesanal, será possível fortalecer e expandir o mercado sergipano, para que o homem do campo tenha seu trabalho reconhecido, livre da burocracia e dos entraves”, comemora o deputado Estadual Zezinho Sobral, reforçando que a produção artesanal do queijo agrega valor à atividade leiteira e pode ser orientada pela cultura regional, pelo emprego de técnicas tradicionais ou mesmo por inovadoras que garantem ao produto a aparência e o sabor específico do tipo de queijo artesanal.

“A Lei destaca, também, a importância do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ), que é o reconhecimento dos métodos de fabricação do queijo”, complementa o líder da bancada governista na Alese.

Serviço

O quê? Solenidade de Sanção da Lei que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais em Sergipe Sergipe.

Quando? 29 de abril de 2019 (segunda-feira)

Horário: 15 horas

Onde? Praça Filemon Bezerra Lemos (em frente a Prefeitura Municipal), Nossa Senhora da Glória – Sergipe.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo