logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei propõe regulamentação da equoterapia em Sergipe

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Segue em tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 101/2019 de autoria do deputado estadual Dr. Samuel (Cidadania23), que tem por objetivo regulamentar a prática da equoterapia no âmbito do estado de Sergipe para o desenvolvimento da pessoa com deficiência.

Dr. Samuel explicou que a iniciativa é importante, pois se baseia numa mistura entre exercícios praticados nas atividades equestres denominadas VOLTEIO (Ginástica sobre o cavalo em movimento) e a Equoterapia, uma terapia realizada com cavalos.

“As duas atividades juntas trazem benefícios, principalmente, para pacientes com distúrbios acentuados. Durante a terapia são realizadas posturas semelhantes às do VOLTEIO, porém adaptadas para os praticantes de equoterapias, lembrando que sempre se deve respeitar a idade, patologia, necessidades e potencialidade do praticante”, colocou o parlamentar.

De acordo com Dr. Samuel Carvalho, o município de Nossa Senhora de Socorro irá receber o primeiro Centro de Equoterapia e será instalado no Povoado Calumbi.

Ele destacou também, que só sabe a importância de um Centro de Equoterapia quem tem familiares com algum tipo de problema que envolva o desenvolvimento biopsicossocial com deficiências ou necessidades especiais.

“O centro atenderá 120 crianças com algum tipo de deficiência que necessite do desenvolvimento psicossocial, a exemplo da paralisia cerebral, autistas, entre outras deficiências físicas e motoras”, destacou o parlamentar, ressaltando que além dos exercícios de fortalecimento, nas sessões também são trabalhadas posições de relaxamento que, feitas no ambiente equestre e ao ar livre, possibilitam a diminuição do estresse e o aumento do bem-estar.

“O projeto de Equoterapia foi uma ideia que tive e vou oferecer um tratamento alternativo para crianças com deficiências. Por meio da Equoterapia, os pacientes terão reabilitação física e motora, vão poder realizar atividades de socialização, aprender táticas de encilhamento, desarrear a cela, e o manuseio do cavalo”, finalizou.

Tratamento

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências, ou necessidades especiais.

Foto: Divulgação/dgabc.com.br

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo