logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei Estadual alerta para os sinais do câncer infantojuvenil

Por Stephanie Macêdo

Esclarecer e incentivar o diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil através de ações educativas por meio de debates e outros eventos sobre as políticas de atenção integral às crianças com a doença. Esse é o objetivo da Lei de nº 8.401, fruto de Projeto de Lei do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania).

Diante desse cenário, o ‘Dia Estadual do Combate ao Câncer Infanto Juvenil’, passou a ser comemorado, anualmente, no Estado de Sergipe,  no dia 23 de novembro

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Diagnóstico

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Diferentemente do câncer do adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

 

 

Foto: eshoje

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo