Em 2025, as deputadas e deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovaram a Lei Estadual n° 9.642/2025 que institui o “Dia S de valorização e reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para ser comemorado, anualmente, no dia 16 de maio.

O deputado Neto Batalha
A nova legislação de autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP) visa destacar a importância das atividades desenvolvidas pelo Sesc e pelo Senac em prol do desenvolvimento social, cultural e educacional da população sergipana, promovendo o acesso aos serviços e aos programas de qualidade nas áreas de cultura, saúde, educação, esporte, lazer e qualificação profissional.
A data foi criada para enaltecer a importância do Sesc e do Senac para o desenvolvimento social, educacional e econômico do Estado. “A criação da data visa enaltecer a relevância das atividades desenvolvidas pelo Sesc e pelo Senac em favor da comunidade sergipana, reconhecendo o papel fundamental dessas instituições na promoção do desenvolvimento social, cultural e educacional”, justificou o deputado Neto Batalha.
O mês de maio foi escolhido por ser dedicado ao reconhecimento do trabalhador. O dia 16 foi escolhido para evitar a determinação de múltiplas datas.
Estrutura
Referência em educação profissional, o Senac tem importante papel na disseminação de práticas de vanguarda para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em suas unidades, o Senac Sergipe conta com salas de aula, laboratórios de última geração, bibliotecas, empresas pedagógicas, ambientes de convivência e auditórios.
Já Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição privada que tem relevância social por promover a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores do comércio, serviços e turismo. Em sua estrutura, a instituição promove ações em saúde, qualificação profissional, cidadania além de bem-estar social.
Foto de Capa: Senac/Aracaju