logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei combate a dependência tecnológica através de campanhas educativas

28/03/22

Por Stephanie Macêdo

A falta de controle no uso de tecnologias se tornou um problema de saúde. Visando ampliar o debate sobre o tema, foi sancionada  a Lei Estadual de nº 8.568, que instituiu em Sergipe a criação da Semana de Conscientização, Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica.

Resultante de Projeto de Lei de autoria do deputado Doutor Samuel (Cidadania), a lei  prevê que os eventos alusivos sejam realizados anualmente na última semana de março e que sejam incluídos no calendário anual de campanhas institucionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Conforme a lei, que entrou em vigor em Sergipe desde o ano de 2019, fica a critério do poder público viabilizar a realização de campanhas informativas e educativas sobre a dependência tecnológica.

O deputado destacou a importância do envolvimento da sociedade acerca da necessidade do controle sobre o uso das novas tecnologias.Considera que a dependência tecnológica é crescente e, apesar de ser um vício socialmente aceito, é altamente nociva.

Em sua justificativa, o deputado reconhece que a comunicação e as ferramentas tecnológicas revolucionaram o desenvolvimento humano, permitindo a transposição de barreiras sociais, culturais e geográficas.

“O impacto das tecnologias da informação e comunicação, além de proporcionarem o desenvolvimento pessoal, profissional e social, trazem uma nova dinâmica, uma vez que a massificação do acesso da população à internet, aos smartphone e as redes sociais alterou o modo de vida das pessoas e a maneira de se relacionarem com os outros”, explica Samuel Carvalho.

O parlamentar levanta a discussão sobre o receio das pessoas de ficarem desconectadas desses equipamentos. “A influência é tão intensa que tem provocado problemas de natureza clínica, como dores na coluna cervical, obesidade, perda auditiva, insônia, ansiedade, alteração de apetite, estresse, irritabilidade e depressão”.

Foto: flipboard

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo