Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19. A data instituída por meio da Lei Estadual N⁰ 8946/2021, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), tem como principal finalidade lembrar às gerações futuras o período pandêmico em Sergipe.
O dia 18 de janeiro marcou a chegada das primeiras 48 mil doses de vacina contra a Covid-19 no aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Logo em seguida foram encaminhas à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e posteriormente aos municípios.
No dia 19 de janeiro de 2021, a enfermeira Sônia Aparecida Damásio que trabalhou na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho durante a pandemia do coronavírus foi a primeira sergipana a receber a dose do imunizante.
No Brasil a declaração de emergência foi amparada pela Lei Federal Nº1.979/2020. regulamentada por decretos. Em Sergipe, o Decreto Estadual Nº 40.560, de 16 de maio de 2020, dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública, em virtude da disseminação do novo coronavírus.
Ações da Alese na Pandemia
No período da pandemia, os deputados estaduais elaboraram e aprovaram vários projetos com ações voltadas para minimizar o sofrimento dos sergipanos, a exemplo da deliberação do Estado de Calamidade Pública nos municípios mais afetados e da liberação de emendas parlamentares.
Emendas parlamentares, orçadas em R$ 12 milhões também foram voltadas para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, álcool em gel, protetores faciais e respiradores.
Foto de Capa: Pixabay