logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei aprovada na Alese Institui a Semana Estadual de Enfrentamento à Eclâmpsia em Sergipe

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Em 2021, foi a aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a Lei Estadual n° 8.855.De autoria do deputado Ibrain de Valmir (PV), a propositura Institui a Semana Estadual de Enfrentamento à Eclâmpsia, a ser realizada anualmente na última semana do mês de abril.

Segundo a Lei, nesse período devem ser realizadas a divulgação de ações preventivas de complicações e terapêuticas relacionadas à eclampsia. A proposta é contribuir para o desenvolvimento de propostas que possibilitem o acesso ao acompanhamento pré-natal criterioso e sistemático da gestação.

O deputado Ibrain de Valmir
Foto: Jadilson Simões

“A Lei tem a intenção de promover a maternidade segura, que é um compromisso do Ministério da Saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde e de todos nós. Sentimos a necessidade de garantir o pré-natal para todas as mulheres e de humanizar esse atendimento. Sabemos que essas ações irão dedicar uma atenção especial para essa pequena parcela de mulheres grávidas que são portadoras de doenças que podem se agravar durante a gestação”, destacou o deputado estadual Ibrain de Valmir.

 Dados

A pré-eclâmpsia é um novo diagnóstico de hipertensão arterial ou da piora de hipertensão arterial preexistente, que é acompanhada de um excesso de proteína na urina e que surge após a 20ª semana de gravidez. Já a eclâmpsia são convulsões que ocorrem em mulheres com pré-eclâmpsia e que não apresentam outra causa.

De acordo com  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a incidência pré-eclâmpsia/ eclâmpsia é de 2 à 3% das gestações em todo o mundo. Já no Brasil, o Ministério da Saúde  estima que ocorra em cerca de 7% das brasileiras.

Foto Destaque: Agência Brasil 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo