Por Kelly Monique Oliveira
Por meio da Lei nº 7.809 de 2014, na próxima quinta-feira, 26, celebra o Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack. Com a propositura de iniciativa da deputada estadual, Maria Mendonça (PSDB), ficou instituído, no âmbito do Estado de Sergipe, a realização de atividades que promovam o combate às drogas, em destaque ao crack e incentivem práticas esportivas, culturais e artísticas, especialmente entre as crianças e adolescentes da rede de ensino estadual.
De acordo o documento, a parlamentar destacou que os objetivos da Lei são de esclarecer às crianças e adolescentes sobre os males que essa droga vem causando aos jovens, suas famílias e à comunidade; motivá-los para a importância de práticas esportivas, culturais e artísticas, tanto para uma vida saudável, como para a formação integral do ser humano; além de destacar exemplos de superação, evidenciando que qualquer jovem é capaz.
Maria Mendonça sugeriu que, para atingir o objeto a que se propõe a Lei, as entidades devem organizar seminários com palestrantes habilitados que abordem temas relativos aos malefícios do crack e de outras drogas na vida dos jovens. Além disso, é importante a participação de profissionais que atuam ou atuaram nas áreas de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Arte e Ciências Jurídicas e Sociais.
Grupo de Trabalho
Para a realização dos seminários, pode ser criado um grupo com representantes das Secretarias de Estado da Educação, da Cultura, da Saúde, do Esporte e Lazer, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Segurança Pública, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, e OAB, e outros órgãos e entidades vinculados à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
Foto: Hospital Santa Mônica