Legislativo sergipano concede ‘Título de Cidadão’ ao dr. Diego Menezes

Publicada: 05/12/2022 às 21:49

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Soteropolitano, o professor Diego Menezes foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com o ‘Título de Cidadania Sergipana’. A Sessão Especial ocorreu na manhã  desta segunda-feira (05) no Plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade, sede do Poder Legislativo. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PSD) é o autor do Projeto de Resolução que concede o Diploma ao homenageado.

Autor da propositura, Luciano Bispo enaltece o homenageado com o Título de Cidadania Sergipana

Fruto da união entre a Marlene Leite Silva com Célio Conceição Menezes, Diego Menezes nasceu em 07 de maio de 1986. O homenageado foi oriundo da Rede Pública de Ensino. Teve seu talento revelado aos 14 anos de idade, quando participou da seleção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para atuar, de forma não remunerada, no Programa de Vocação Científica, o Provoc. A honraria foi a primeira de diversas que o homenageado conquistou em sua vida profissional.

Para o presidente da Alese, é a Casa Legislativa e Sergipe é quem ganha com a oportunidade de entregar ao homenageado a honraria. “Doutor Diego tem uma carreira brilhante em sua vida. O título concedido é por reconhecimento, gratidão, respeito e admiração por tudo que ele representa para nós. Sergipe se orgulha por tê-lo tornado, de fato e agora de direito, um cidadão sergipano”, declarou Bispo.

O homenageado disse que se sente feliz e honrado pelo recebimento da honraria. “Eu já me sinto sergipano de coração, então hoje eu formalizo esse vínculo que vem  sendo construído ao longo desses sete anos. Eu fui muito bem acolhido em Sergipe, e venho desenvolvendo um trabalho com foco em propiciar, sobretudo,  o desenvolvimento educacional, da ciência e da tecnologia, são as áreas que eu escolhi para tentar contribuir socialmente. Então agradeço muito o nosso presidente, o deputado Luciano Bispo, pela condecoração. De fato, foi uma grande surpresa, uma grande e feliz surpresa. Eu espero corresponder aos sergipanos através dos meus atos. Sem dúvida alguma, Sergipe é um  lugar lindo de se viver, despertou em um grande amor. Eu digo todos os cantos. não me arrependo pela escolha e faria hoje, amanhã e  inúmeras outras vezes”, declarou o homenageado.

Vida profissional

Doutor Diego obteve o seu primeiro doutorado com apenas 22 anos de idade, motivo de se tornar pioneiro na área de Saúde ,no Nordeste. Sua tese resultou na descoberta de um novo medicamento para o tratamento da doença de Chagas, com isso, uma patente e três artigos científicos publicados em renomadas revistas mundialmente respeitadas. Seus esforços e empenho acadêmicos resultaram em 29 prêmios, dentre os quais destaca-se o mais importante prêmio científico na área de doenças parasitárias, a ‘Medalha Carlos Chagas’ (Awarded in International Symposium on the Centennial of the Discovery of Chagas Disease), atribuído pela Worganização Mundial de Saúde (PIDC-CNPq-WHO).

Jouberto Uchôa de Mendonça parabeniza a Alese por concessão da honraria ao professor da Unit, Diego Menezes.

Doutor Digo Menezes é revisor de revistas científicas nacionais e internacionais e membro consultor de Agências de Fomento Estaduais e Federais (CNPq, Capes, Fapitec, FAPESB, FAPERO e FUNADESP). Atualmente, desenvolve ações junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e diversos outros órgãos da esfera federal.

Atuação em Sergipe
Em 2016, quando na ocasião o Dr. Menezes atuava como Pró-Reitor da Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), ele foi convidado pelo Grupo Tiradentes para atuar em Sergipe. Motivado por novos desafios ele aceitou e submeteu-se a um processo seletivo para assumir o cargo de
presidente (CEO) do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Na presidência do ITP, do Grupo Tiradentes, o Dr. Diego Menezes é responsável institucional por prospectar e articular a atração de projetos de fomento junto a órgãos tais como: FINEP/MCTIC, BNB, PETROBRAS, FUNASA, FAPITEC, CNPQ, EMBRAPA SEBRAE dentre tantos outros.

Na gestão do doutor Diego Menezes, diversas conquistas foram obtidas para o ITP e, consequentemente, para o estado de Sergipe. Dentre as
principais destacamos a comercialização do primeiro medicamento genuinamente nordestino, o Ziclague, para o tratamento da espasticidade
(doença que compromete o sistema neuromotor).

Na ocasião, doutor Diego recebe honraria do ITPS

Em agosto de 2019, devido a sua atuação no Grupo Tiradentes o doutor Diego Menezes foi convidado pelo professor Jouberto Uchôa de Mendonça, Reitor da Universidade Tiradentes (Unit), e pela professora e vice-reitora da mesma Unit, Amélia Cerqueira Uchôa, para assumir o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit.

“Orgulho dos que fazem a Universidade pela consagração de doutor Diego, no mercado de trabalho e na Universidade Tiradentes. Para a Bahia ele não volta mais, ele agora é sergipano, orgulho para todos nós. Em nome da Universidade Tiradentes estou imensamente agradecido por esse gesto de grandeza do deputado Luciano Bispo, e de toda a Alese, por dado ao doutor Diego, a honraria que ele merece, externou o reitor da Unit, Jouberto Uchôa.

Brasil e mundo

Em agosto de 2020, o Dr. Menezes se torna vice-Presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e
Inovação (ABIPTI), em Brasília. A entidade é responsável pela representação Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação do país,
atuando também como secretaria executiva da frente parlamentar mista (câmara e senado) nas áreas supracitadas. O Dr. Menezes exerce o cargo
até a presente, tendo sido reconduzido para um segundo mandato até 2025. 

O deputado Georgeo Passos realizou a leitura da Resolução que concedeu o Título de Cidadania ao homenageado.

Em 2022 o Dr. Menezes foi honradamente selecionado para fazer parte de um seleto grupo de líderes da Europa, é sabatinado e consagrado para tomar posse como imortal da Academia Europeia de Alta Gestão, com sede em Porto, em Portugal, levando consigo o nome do Brasil e, sobretudo, o de Aracaju-SE, a posse ocorreu em 11 de junho de 2022, tornando-se imortal da academia. 

Além dessa academia, Diego ainda está sendo cogitado para assumir outra importante posição acadêmica mundial, como imortal da Academia de Oxford, da Universidade de Oxford na Inglaterra.

Homenagem ITP

Durante a solenidade, Diego Menezes recebeu do ITP a ‘Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia Professor Antônio Tavares de Bragança’, a entrega será feita pelo presidente do ITPS, Antônio Carlos Porto de Andrade. “Essa medalha foi instituída como forma de reconhecer pessoas e empresas  que tem ou tiveram atuação relevante no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.Essa gestão do presidente Luciano Bispo é participativa e inovadora de todos os atos que venham em favor dos  interesses do estado de Sergipe, solicitamos do presidente da Alese, nesse momento de honraria do Titulo de Cidadania, para fazermos a entrega concomitantemente”, declarou Carlos.

Presenças

Familiares e amigos participaram da Sessão Especial.

Autoridades políticas do Estado e do cenário Federal, gestores públicos do Estado de Sergipe, operadores do judiciário, magistrados, reitores da Universidade Tiradentes, amigos e familiares estiveram participando da solenidade.

 

 

 

 

 

 

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese