Por Assessoria Parlamentar
Com o objetivo de orientar pais e responsáveis legais de recém-nascidos a lidar em situação de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita, a deputada estadual Kitty Lima (Rede) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira, 10, para anunciar o protocolo do PL que visa a implementação de treinamento para primeiros socorros em hospitais e maternidades do estado.
O projeto de lei prevê que o treinamento ocorrerá de forma gratuita em maternidades e hospitais antes mesmo do recém-nascido receber alta hospitalar, e as unidades de saúde deverão afixar, em local visível, cópia da lei com todas as informações e protocolos que deverão ser adotados para os responsáveis legais participarem das aulas e orientações necessárias quanto ao assunto, que poderão ocorrer de forma individual ou em grupo.
De acordo com a parlamentar, o índice de mortalidade de recém-nascidos pode ser reduzido a partir da adoção de medidas preventivas simples, mediante orientação e treinamento de quem não sabe como proceder em caso de engasgamento.
“Em seu primeiro ano de vida a criança não possui total controle sobre seus processos corporais, incluindo o simples ato de comer. Por isso é importante saber como prestar os primeiros socorros a recém-nascidos, já que essas manobras podem evitar a morte por asfixia ou também a passagem de alimento para o sistema respiratório que pode vir a provocar infecções graves. É uma iniciativa que não vai onerar o estado e que vai ajudar a salvar vidas”, explicou Kitty.
A parlamentar pediu o apoio dos demais deputados para a aprovação da matéria e os sensibilizou quanto a importância da implementação do projeto o mais rápido possível.
“Com a aprovação desta propositura estaremos contribuindo para a proteção dos recém-nacidos em todo o estado, atendendo a necessidade de orientação e esclarecimentos, colaborando assim com a diminuição dessas ocorrências. Com a assistência imediata podemos fazer a diferença entre vida e morte”, alertou Kitty.
Foto: Jadilson Simões