Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei nº 51/2019, que dispõe da obrigatoriedade de hospitais e maternidades permitirem o acesso de doulas junto às gestantes antes, durante e após os partos em Sergipe.
Recentemente, Kitty Lima recebeu em seu gabinete a representante da Associação Sergipana de Doulas (Asdoulas), Cláudia Soares, e ambas discutiram a necessidade de legitimar a atuação das profissionais da área no estado. “O trabalho de acompanhamento realizado pelas doulas junto às mulheres em gestação e em trabalho de parto possui uma importância indescritível para as assistidas. Pensando nisso e sabendo que alguns estabelecimentos vedam o ingresso dessas profissionais, nós queremos que elas sejam obrigatoriamente permitidas a estarem junto dessas gestantes no momento do parto”, destacou a deputada.
A presidente da Asdoulas decidiu pela visita ao gabinete de Kitty após tomar conhecimento das primeiras movimentações da deputada em prol da categoria. Segundo ela a atual lei federal que rege as unidades hospitalares permite a presença de somente uma pessoa, o que gera restrição às profissionais, haja vista que a gestante opta, preferencialmente pelo acompanhamento de um familiar.
“Nós encontramos com a deputada em um seminário sobre violência obstétrica na OAB, decidimos ligar para o seu gabinete e nos surpreendemos com o fato de já existir um projeto de lei sobre as doulas. Fiquei muito feliz com a iniciativa e a sensação é a de que temos uma mulher ‘arretada’ dentro da assembleia e que podemos contar para ajudar as mulheres”, exclamou a representante.