Por Kelly Monique Oliveira
O Projeto de Lei nº 220, de autoria da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) foi aprovado pelos parlamentares, durante Sessão Extraordinária Mista desta quinta-feira, 26. Nele, a autora propõe que o Governo de Sergipe, institua a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e no Calendário Oficial de Eventos.
De acordo com o texto da propositura, as atividades de conscientização devem acontecer, anualmente, no dia 09 de setembro, com campanhas de educativas sobre a síndrome, tendo como principais objetivos a elucidação das consequências decorrentes do consumo de álcool pela futura mãe, no período pré-concepcional e durante o período gestacional; confecção e distribuição de cartazes, panfletos e folders informativos sobre a SAF, bem como palestras, simpósios e campanhas na mídia.
“A SAF é um conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto e no recém-nascido, em decorrência do consumo de álcool pela futura mãe no período gestacional. Dentre os sinais encontram-se o déficit de crescimento desde a vida intrauterina, alterações faciais e atraso no desenvolvimento neupsicomotor. Essa, é a principal causa do retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias representando grande problema de saúde publica” justificou a deputada estadual Kitty Lima.
Foto: Jadilson Simões