Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Os deputados votaram e aprovaram, por unanimidade, na Indicação nº 369/2020 de autoria da deputada Kitty Lima (Cidadania). A parlamentar solicita ao governador do estado, Belivaldo Chagas, a gratuidade das taxas de habilitação para os condutores de veículos de tração animal, os carroceiros.
Kitty Lima explica que os condutores de veículos de tração animal precisam ter a chance de aprender a conduzir veículos automotores, numa perspectiva de vislumbrarem novas oportunidades para além da vida nas carroças. Com isso, a deputada defende a isenção da taxa de habilitação para os carroceiros.
“Conseguir uma habilitação pode ser para muitos um primeiro passo para uma mudança de profissionalização mais segura, e para a qual possam se dedicar, melhorando sua qualidade de vida. No entanto isso esbarra nas taxas que precisam ser pagas para obter a habilitação e que são muito onerosas”, avalia a deputada.
Curso de escolarização
Também foi aprovada pelos deputados a Indicação nº 372/2020, da deputada Kitty, que solicita ao secretário da Educação, Josué Modesto Subrinho, que sejam ofertados cursos de escolarização e formação profissional para os condutores de veículos de tração animal.
Na propositura a deputada justifica que a vida de quem trabalha como condutor de veículos de tração animal (carroceiros), não é fácil, além de ser uma atividade perigosa e cansativa. Nesse sentido a oferta de cursos profissionalizantes para os carroceiros tem por intuito a inserção desses condutores no mercado de trabalho regular.
“Eles presam ser qualificados para trabalhar em outras profissões ou continuar seu labor através de outras alternativas”, justifica.
Foto: Pixabay