Kitty Lima visita SES para discutir políticas de castração de animais

Por Ascom Parlamentar

A deputada estadual Kitty Lima (Rede) foi novamente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante a manhã desta quarta-feira, 08, para obter atualizações acerca da implantação das políticas públicas de castração de animais no interior de Sergipe. O encontro contou com a presença do secretário da saúde Valberto Lima e do presidente da Assembleia dos Secretários Municipais de Saúde do estado, Enoque Ribeiro.

Nas últimas semanas Kitty tem intensificado sua atuação pela expansão da implantação de castramóveis, tendo se reunido com deputados e senadores em Brasília a fim de solicitar a destinação de emendas para a aquisição dos equipamentos, “Tenho batalhado pela aquisição dos castramóveis e felizmente as respostas têm sido positivas até o momento, com garantias, inclusive, de parlamentares sergipanos”, ressaltou a deputada.

Pela segunda vez na SES para cobrar atenção do estado às políticas de castração, Kitty Lima recebeu do secretário Valberto a informação de que ocorreu uma reunião recente com os secretários municipais e que o tema foi colocado em pauta para que as respectivas secretarias busquem se adequar à lei 8.367/17, que dispõe precisamente do controle populacional de cães e gatos.

Doenças Falciformes

Na oportunidade, a parlamentar também pautou uma recente demanda apresentada ao seu mandato através da presidente da Associação das Pessoas com Doenças Falciformes, Maria do Céu. Segundo ela, há uma dificuldade do estado em ofertar atendimento especializado, seja na atenção básica, seja por meio da urgência. Em resposta ao questionamento, Valberto explicou que a SES está implementando um programa de aperfeiçoamento da oferta dos serviços especializados na rede de urgência e que os serviços de acompanhamento periódico estão normalizados.

Temos acompanhado essa demanda e nos inteirado da atual situação dos portadores de doenças falciformes e o nosso objetivo é continuar cobrando explicações e melhorias no serviço para essa parcela da população”, pontuou Kitty.