Kitty Lima visita Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama

Por Assessoria Parlamentar

Na luta pela desativação do zoológico do Parque da Cidade, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) visitou o Centro de Triagem para Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe durante a última segunda-feira, 17.

Esta e as demais visitas que têm sido realizadas às entidades que lidam com animais tem por objetivo a troca de experiências para complementar o projeto de construção de um Cetas onde atualmente funciona o zoo do Parque da Cidade. “Nosso intuito é o de levar as experiências positivas de locais que abrigam bichos para apresentar ao Governo do Estado e este tomar as devidas medidas que envolvem a situação do zoológico”, explica Kitty.

Um dos dados colhidos pela deputada na visita ao Ibama é o de que o custo para se manter um Centro de Triagem são menores que o de um zoológico. “É uma alternativa muito viável economicamente e que muda todo o patamar de tratamento dos animais. Teremos uma mudança de um ambiente em que eles são tratados como entretenimento, sem quaisquer preocupações com o bem-estar animal, para um local de acolhimento e tratamento com o objetivo de reinseri-los na natureza”, ressalta a parlamentar.

A visita foi acompanhada de perto pela assessora de comunicação do Ibama Sergipe, Maria Helena, a qual chegou a destacar alguns problemas que são enfrentados ali e que dependem do custeio através de verbas federais. “Agradeço pela atenção da equipe e indico que a partir de agora levaremos essa experiência positiva que vimos ao Governador e trataremos, também, via entes federais, das necessidades financeiras diagnosticadas no Cetas.”, finaliza Kitty Lima.

Zoológico Parque da Cidade

Kitty Lima tem protagonizado uma luta, que vem desde os tempos de ativista da causa animal e antes mesmo de adentrar à vida política, em prol do fechamento do Zoológico Parque da Cidade. Recentemente a deputada retornou ao local e constatou diversas situações absurdas que envolvem maus tratos aos animais que ali estão hospedados.

Dias após visitar e constatar novamente a situação caótica do zoo, Kitty cobrou um diálogo com o governador Belivaldo Chagas (PSD) na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e foi atendida pelo gestor no seu gabinete. A oportunidade serviu para que a parlamentar explanasse suas preocupações sobre o local.

“Tenho acompanhado há muito tempo e cobrado que, no mínimo, o local seja transformado em um santuário de proteção à fauna e os animais que ali estão tenham um estado de maior dignidade. O caso mais alarmante é o do leão, que já temos criado uma rede de contatos no intuito de transferi-lo o mais breve possível”, ressaltou Kitty.