Kitty Lima se reúne com prefeito e cobra cadastramento de carroças em Aracaju

Por Ascom Parlamentar

A erradicação do uso de carroças guiadas por animais é uma prioridade daqueles que lutam pelo fim da cultura dos maus tratos, a exemplo da deputada estadual Kitty Lima (Rede), que desde o mandato de vereadora tem brigado por essa bandeira e cobrado soluções à administração de Aracaju. Na tarde da última quinta-feira, 09, após dois anos de sucessivas tentativas de reuniões, a parlamentar foi pessoalmente à Prefeitura de Aracaju cobrar do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que a recebeu e discutiu sobre o tema.

Durante a conversa Kitty Lima explicou ao prefeito que Aracaju possui uma necessidade urgente de erradicação do trabalho animal que ocorre via utilização de carroças, “A crueldade com os animais, a situação dos carroceiros que precisam de empregos mais qualificados e a mobilidade urbana, que é inteiramente afetada pelos vários acidentes e mortes de pessoas e de animais, são fatores que demonstram que nós precisamos discutir e pôr fim nesta problemática”, relatou.

Em consonância com a pauta, Edvaldo declarou que agendará uma nova reunião com a presença do superintendente da SMTT, Renato Telles, a fim de que a proposta seja discutida e os primeiros passos sejam dados, priorizando inicialmente o cumprimento da Lei 3.502/07, que dispõe da obrigatoriedade de cadastramento das carroças que circulam na zona urbana de Aracaju.

Também foram pautadas no encontro a inclusão de animais fêmeas no programa de esterilização desenvolvido pela prefeitura com o castramóvel e a construção de um Espaço Pet na região do Parque da Sementeira. “Enquanto autora do Projeto de Lei que deu início à política de castrações na cidade, me sinto na obrigação de acompanhar os trabalhos e de cobrar que a esterilização ocorra independente do sexo do animal”, explicou a deputada.

IPTU Verde

A conversa serviu também para que Kitty explicasse os benefícios do Projeto de Lei (PL) do IPTU Verde, que atualmente tramita na Câmara de Vereadores e tende a ser votado pelos parlamentares nos próximos meses. Segundo a deputada, o PL já possui um estudo de impacto minucioso e indicou que o enviará para análise do prefeito.

“Quando apresentamos a propositura na Câmara demonstramos um grande estudo com dados que apontam que o município não será prejudicado com a medida. Na projeção, por exemplo, para o ano de 2021, o município perderia menos de 2% de sua receita, o que seria mínimo diante dos ganhos para o meio ambiente e para uma maior qualidade de vida da população.”, pontuou Kitty.