Por Kelly Monique Oliveira
A Indicação nº 510, de autoria da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), foi aprovada pelos deputados estaduais na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Na propositura acatada, por unanimidade, a parlamentar solicita ao Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), a realização de concurso para Peritos Oficiais.
De acordo com a parlamentar, no dia 20 de agosto, foi autorizado pelo Governo o novo concurso da Polícia Civil (PC/SE) para os cargos de agente e escrivão da instituição policial, menos para peritos oficiais que englobam os criminais, médicos-legistas e odontologistas.
Kitty Lima informou também, que segundo o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Estado de Sergipe (Sinpose), Phillip Maia, atualmente o estado dispõe de 58 profissionais distribuídos entre três dos quatro institutos geridos pela Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) que são o Instituto de Criminalística (IC), o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF), ou seja, um profissional para quase 40 mil sergipanos, número aquém da necessidade.
“Ainda segundo Phillip o estado tem uma quantidade bem aquém da sua necessidade, que é de 140 peritos oficiais. A ONU estabelece que é preciso um profissional para 5 mil habitantes. O último concurso que disponibilizou vaga para perito ocorreu em 2014 e não supriu a necessidade que existe, sendo extremamente necessário e urgente a realização de novo certame para o cargo para suprir essa necessidade, acabar com o déficit e melhorar o andamento dos trabalhos investigativos em Sergipe”, ressaltou a deputada.
Foto: Pixabay