Kitty Lima promove reunião ampliada para discutir Rede de Proteção à Mulher

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) promoveu, por meio da Comissão Parlamentar dos Direitos Humanos e da Cidadania, uma reunião ampliada cujo objetivo foi o de discutir pautas centradas na Rede de Proteção à Mulher vítima de violência doméstica em Sergipe. A reunião se deu na tarde da última terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

“Promovemos esse encontro para mantermos uma agenda permanente da Assembleia contra a violência doméstica que aflige nossas mulheres. Enquanto presidente desta Comissão, indico que não vamos nos abster de discutir assuntos que tratem dos direitos de todos os cidadãos, em especial os das mulheres”, comenta Kitty Lima.

A coordenadora da Ronda Maria da Penha, Capitã Fabíola, exaltou a ação da Comissão. “O mais positivo de hoje foi a iniciativa de juntar todas essas mulheres que possuem atuação em prol do enfrentamento à violência doméstica”, disse a policial. Para ela o debate da violência doméstica passa pela discussão, também, do equipamento o qual comanda atualmente na Polícia Militar. “A Ronda muitas vezes é o primeiro braço do estado a chegar na casa da mulher violentada e isso a faz se sentir mais segura.”, argumenta.

Para a defensora pública Richesmy Libório, um dos pontos mais críticos e reflexivos da reunião foi a discussão sobre os grupos reflexivos. “A violência não alcança só a mulher, alcança toda a família e a gente atingindo discussões sobre esses grupos, acreditamos que vamos diminuir bastante essa problemática doméstica”, explica Richesmy.

Ao fechar a reunião, Kitty Lima agradeceu às presenças e pontuou que os encaminhamentos de projetos e demais sugestões feitas no encontro serão pautadas na sua atuação dentro da Alese. “Vamos pressionar a presidência a dar sequência à tramitação de algumas demandas sugeridas aqui e tentaremos também a inclusão de emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para os grupos vulneráveis e reflexivos ainda neste semestre”, conclui a deputada.

Presenças

Além das já citadas, estavam presentes a deputada estadual Diná Almeida (Pode), a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Érika Leite e a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Moreira, além de representantes da Secretaria de Estado da Inclusão, por meio da Referência Técnica da Mulher, do Tribunal do Justiça e da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). Também foram registradas as presenças de representantes dos mandatos dos deputados estaduais Iran Barbosa (PT), Georgeo Passos (Cidadania), Maísa Mitidieri (PSD) e Goretti Reis (MDB).