Kitty Lima pede que Banese disponibilize linha de crédito especial para as rendeiras de Maruim

Por Assessoria da Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou na última quinta-feira, 05, uma indicação da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) ao presidente do Banese, Helom Oliveira da Silva, solicitando que o banco viabilize uma linha de crédito específica para as rendeiras do município de Maruim. O intuito é impulsionar a economia local por meio do artesanato que sustenta diversas famílias maruinenses e que movimenta uma cadeia produtiva no estado.

De acordo com a deputada, o principal objetivo da oferta da linha de crédito especial para as rendeiras é estimular o processo produtivo, bem como aprimorar as vendas dos produtos confeccionados pelas rendeiras, muitas delas a fonte de renda de suas famílias.

“Eu estive com essas mulheres guerreiras e pude conversar olho no olho com cada uma delas para entender a real necessidade delas, o que elas precisam para alavancar as vendas da renda, e a principal queixa delas é a falta de incentivo financeiro para impulsionar esse processo. Foi partir daí que avaliamos a melhor forma de ajudar essas artesãs que perpetuam a nossa arte e a nossa cultura por meio da renda irlandesa, e decidimos buscar junto ao Banese uma linha de crédito especial para que elas possam desenvolver essa atividade”, explicou Kitty.

Vale ressaltar que a renda irlandesa confeccionada pelas rendeiras de Maruim possui título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aferindo a esse artesanato uma característica única e de grande contribuição para a nossa sergipanidade.

As rendeiras estão precisando de apoio para o processo de produção da renda que historicamente é desenvolvida em Maruim, além de visibilidade para o material produzido na comunidade. Sabemos que essa é uma manifestação artística e cultural de muito valor para o povo sergipano, é um artesanato produzido apenas aqui em Sergipe, e no caso delas existe ainda um diferencial que torna a renda produzida em Maruim ainda mais especial. Precisamos valorizar a nossa cultura e agir de forma a ajudar essas mulheres que perpetuam o sentimento de sergipanidade, e o que elas estão pedindo aqui são formas de continuar gerando renda e impulsionar a cultura local”, colocou Kitty.

Visita
Em junho deste ano, Kitty Lima se reuniu com a Associação de Rendeiras e Artesãs de Maruim para ouvir a demanda das artesãs que relataram grandes dificuldades para divulgar a renda irlandesa e para comercializar todo o material produzido pela associação. Segundo elas, falta participação do poder público no incentivo à produção de uma das manifestações artísticas mais ricas do nosso estado, além da falta de apoio para que elas possam expôr e vender os produtos dentro e fora de Sergipe.
“Além da questão da linha de crédito, elas pediram ajuda para conseguir uma sede própria onde elas possam concentrar as atividades e produção. Elas querem trabalhar, ganhar seu dinheiro, ajudar no sustento de suas famílias, gerar renda, valorizar a arte local e levar o nome de Sergipe para todo o mundo. Elas são arretadas como eu e por isso farei o possível para ajudá-las”, prontificou-se Kitty.