Kitty Lima pede microchipagem de animais de tração de carroças

Por Wênia Bandeira

A deputada Kitty Lima (Cidadania) destacou a necessidade de realizar a microchipagem dos animais utilizados na tração de carroças. A ação seria em cumprimento à Lei Nº 3.502, de 26 de novembro de 2007, no que se refere à proteção da saúde e bem-estar dos animais de tração.

O pedido consta na Indicação Nº 531/2021, que será encaminhada ao Governo do Estado. O microchip é microcircuito eletrônico que mede aproximadamente um grão de arroz e dentro dele existe um código exclusivo e inalterável.

“Este mínimo componente desempenha importantes funções, servindo como um RG do animal. Ele é acionado apenas quando recebe um sinal enviado pela leitora. Assim que o microchipe aplicado ele permanece com o animal por toda a vida e quando acionado aparece um número exclusivo toda vez em que é passada a leitora. Ele é aplicado por meio de uma seringa especial, quase que totalmente indolor e o componente introduzido é totalmente inofensivo”, falou a parlamentar.

Ela ainda disse que, dessa forma, será possível ter acesso a um banco de dados onde poderá se verificar e atualizar todo o histórico de saúde do animal, além de permitir localizar rapidamente o proprietário, em caso de perda, roubo ou abandono de animais, sendo ainda muito eficiente para a contagem do número de animais de tração.

A indicação foi aprovada em votação na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória