logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Kitty Lima pede inserção de gestantes, puérperas e lactantes na lista de vacinação prioritária contra Covid-19

Por Assessoria Parlamentar

Preocupada com a segurança das gestantes, puérperas e lactantes em todo o estado frente a pandemia da Covid-19, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um ofício direcionado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitando que as mulheres nestas condições sejam inseridas no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus.

De acordo com a deputada, o pedido ocorre devido ao aumento de casos de mulheres gestantes, puérperas e lactantes infectadas pela Sars-CoV 2, associada a risco elevado de morbidade e mortalidade materna, além do maior risco de prematuridade e óbito fetal.

“Essas mulheres que estão em um momento bastante delicado em suas vidas precisam estar devidamente imunizadas para evitar qualquer intercorrência que venha a afetar sua saúde e, consequentemente, a saúde de seus bebês. Inseri-las no grupo prioritário não é uma questão de favorecimento, mas sim uma questão de respeito, dignidade e saúde pública”, pontuou Kitty.

O Sars-CoV-2, causador da Covid-19, é chamado de “novo” coronavírus porque ele faz parte de uma família maior de corona que possui membros já conhecidos pelos cientistas. Alguns desses familiares provocaram doenças em seres humanos, e em alguns casos chegaram a gerar surtos.

De acordo com Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas são mais vulneráveis a infecções e por isso os cuidados devem ser rigorosos e contínuos, o que justifica a necessidade dessas mulheres estarem inseridas no grupo prioritário de vacinação.

“Sou mulher e mãe, entendo os medos que outras têm em serem infectadas com esse vírus e colocar em risco, principalmente, a vida de seus bebês. Essa imunização ajudará muitas mulheres a viver esse período tão importante de forma mais segura e tranquila pra que elas possam se preocupar apenas com os cuidados com seus filhos. Espero que o Governo do Estado entenda a importância dessa iniciativa e atenda o nosso pedido”, clamou Kitty.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo