Kitty Lima pede à Prefeitura de Itabaiana que cavalos utilizados na coleta de lixo recebam atendimento médico-veterinário

Por Assessoria da Parlamentar

A promoção de políticas públicas em prol do bem-estar dos animais é uma das principais bandeiras defendidas pela deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) e foco de inúmeras iniciativas pleiteadas pela parlamentar junto à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Prova disso foi que na última quinta-feira, 05, a Casa aprovou uma indicação de Kitty direcionada ao prefeito de Itabaiana, Adailton Rezende, solicitando que seja ofertado atendimento médico veterinário aos animais do município, em especial os cavalos utilizados de tração nos veículos que fazem a coleta de resíduo por toda a cidade.

O fim da exploração de animais como tração de veículos, a exemplo de carroças, tem sido uma batalha incessante da deputada Kitty Lima desde que iniciou sua vida política baseada na defesa dos direitos animais. Enquanto luta para acabar com essa triste realidade, a deputada tem buscado formas de amenizar o sofrimento desses animais por meios de propostas que possam garantir o mínimo de dignidade a esses seres.

Preocupada com a situação dos animais utilizados no processo da coleta de lixo da cidade de Itabaiana, Kitty solicitou ao prefeito do município que, com base no Estatuto Estadual dos Direitos dos Animais de Sergipe, seja prestada a devida assistência médico veterinária a esses animais a fim de assegurar sua integridade física e sua saúde.

“Sabemos que ainda existe o uso de animais para prestação de serviços, entretanto, o mínimo que se pode haver é a oferta de tratamento adequado a esses animais que necessitam de alimentação adequada, período de descanso, limite máximo de peso entre outros cuidados elencados no Estatuto Estadual dos Direitosdos Animais de Sergipe. Ocorre que, infelizmente, recebemos do essas denúncias de moradores do município relatando que muitos desses animais não possuem nenhum tipo de assistência, inclusive aqueles que são utilizados para puxar as carroças que fazem a coleta de lixo da cidade”, revela Kitty.

A deputada frisou que “obrigar os animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças e a todo ato que resulte em sofrimento, para deles obter esforços, vai totalmente contra ao artigo 2° doestatuto que assegura o bem-estar desses animais. Não podemos permitir que nenhum animal seja submetido a uma situação dessa, pior ainda se esse animal estiver sendo utilizado para prestação de serviço de uma prefeitura, por isso estamos pedindo ao prefeito Adailton Rezende que promova essa atenção especial”.

Agora, Kitty Lima espera que o prefeito atenda sua indicação e promova uma política pública de cuidados a esses animais que diariamente são utilizados na prestação de serviço à população do município, mas que infelizmente não recebem o mínimo de cuidado por parte do Poder Público.

“Vamos torcer para que o prefeito crie um serviço de atendimento especializado de cuidados da saúde desses animais, mostrando que a gestão está preocupada com o bem-estar deles, é o mínimo que pode ser feito em retribuição à exploração deles. Desde já me coloco à disposição para ajudar nesse processo no que for preciso”, disse Kitty.