Kitty Lima pede à Deso e PMA reparo na rede de esgoto da Aruana

Por Assessoria da Parlamentar

Os problemas na rede de esgoto do bairro Aruana têm sido reclamações recorrentes dos moradores da região à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), responsável pelo serviço, e para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Porém, devido à falta de solução para os inúmeros transtornos enfrentados diariamente, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) apresentou à Assembleia Legislativa de Sergipe de Sergipe (Alese) duas indicações – para a Deso e PMA – solicitando reparos na estação elevatória de esgoto instalada no bairro, pedidos que foram aprovados durante a última sessão virtual da Casa realizada na último dia 09.

A propositura apresentada por Kitty surgiu após as inúmeras reclamações de populares residentes na Aruana que relatam, dentre tantos transtornos, o retorno das águas que saem pelos bueiros das vias e que acabam alagando as ruas do bairro, ocasionado pelo mau funcionamento da estação elevatória que deveria bombear a água e impedindo assim seu retorno.

“Apesar de não usufruirem de uma rede de esgoto de qualidade, esses cidadãos recebem cobrança da taxa de esgoto mesmo convivendo com esse problema que nunca é de fato resolvido, e pagando por um serviço deficiente. Segundo os moradores, o problema tem se agravado com o surgimento de novas construções residências na localidade, sobrecarregando a rede de esgoto”, explica Kitty.

Ainda da acordo com relatos de moradores, caminhões limpa fossa têm sido enviados ao local para atenuar paliativamente a situação, “mas essa não é a medida que se deve tomar quando urge resolver em definitivo essa situação”, cobra Kitty.

Com a água de esgoto alagando as ruas, os moradores não conseguem transitar em segurança, podendo levar respingos da água suja empossada nas vias por carros que transitam no local, além de ficarem mais suscetíveis a outros males devido ao aumento de vetores de doenças.

“As consequências são sérias e a situação merece atenção imediata. Há relatos de que aumentou consideravelmente a quantidade de ratos, mosquitos e outros vetores que contribuem para o aumento de endemias. Além disso, os moradores têm reclamado do odor extremamente desagradável, e todo esse cenário tem piorado neste período de chuva”, pontua a deputada.

Diante de todos esses transtorno, kitty justifica a apresentação das duas indicações “para que a Deso e a PMA, juntas, possam solucionar esse problema o mais rápido possível porque é inadmissível que essas pessoas convivam por tanto tempo com essa triste realidade e os órgãos competentes não façam nada para resolver essa questão. Esperamos que essas indicações sejam atendidas o mais rápido possível”.