Kitty Lima intermedia negociação para o não fechamento da maternidade de Capela

Por Ascom Parlamentar

O anúncio feito pelo Governo do Estado sobre o fechamento da Maternidade Dra. Leonor Barreto Franco, no município de Capela, previsto para esta quarta-feira, 30, motivou um protesto realizado nesta terça-feira, 29, na porta do Palácio Governador Albano Franco, em Aracaju. A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve presente no ato que reuniu gestores do município, servidores da maternidade, políticos e parte da população capelense e de cidades vizinhas que reivindicava a continuidade dos atendimentos na unidade de saúde.

Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a parlamentar tem acompanhado de perto a situação da maternidade de Capela e repudiou a decisão anunciada pelo Governo do Estado sobre o fechamento da única maternidade do município, que atende ainda diversas cidades do Vale do Cotinguiba e região.

Kitty intermediou o diálogo da comissão formada por gestores da Prefeitura de Capela com representantes do Governo do Estado, quando discutiram sobre os prejuízos que a medida poderia trazer tanto para a saúde pública de Capela e demais municípios circunvizinhos, quanto para os servidores da maternidade.

“O que pedimos foi que a maternidade continue em funcionamento até que seja realizada uma audiência com a presença do governador Belivaldo Chagas e o Dr. Marcelo Oliveira, que tem todo o conhecimento técnico sobre o funcionamento da maternidade, para que ele possa desmentir os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde [SES] que justificariam o fechamento da unidade. Queremos que o Governo do Estado pense na situação dos capelenses e de toda a população daquela região que necessita da maternidade em pleno funcionamento”, explicou Kitty.

Após cerca de uma hora de conversa, o Governo do Estado acatou a solicitação demandada e suspendeu o fechamento da maternidade programado para esta quarta-feira, 29. Fato que foi bastante comemorado pela deputada.

“O que presenciamos hoje foi a união de forças de todos os lados, mostrando que quando estamos lutando juntos somos mais fortes. Ainda não vencemos a guerra, mas conseguimos um passo importante com a revogação do fechamento da maternidade. Esperamos poder sentar com o governador o mais rápido possível para contestar os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde com os da Secretaria de Saúde de Capela referente à maternidade. Os números são completamente divergentes e as informações passadas pela SES podem levar ao comprometimento de serviços extremamente essenciais àquela população”, comemorou Kitty, que parabenizou ainda a mobilização da população.

“Todos que estiveram nesta manhã estão de parabéns porque não cruzaram os braços para essa situação, vocês não aceitaram esse fechamento de cabeça baixa e mostraram que o povo tem força e eu estou muito orgulhosa por vocês. Estou nesta luta junto com vocês, dando o máximo de mim como parlamentar e representante dos sergipanos, mas antes de tudo como mulher e mãe, e por isso eu sei o quão importante é ter essa maternidade aberta para a população de Capela e de diversas cidades vizinhas”, afirmou Kitty.