Por Assessorai
A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) é uma das três deputadas nordestinas e a única sergipana a compor a Comissão Parlamentar Interestadual criada por 26 deputados estaduais dos nove estados do Nordeste para fiscalizar as movimentações financeiras do Consórcio Nordeste. Em Sergipe, a parlamentar faz parte de uma lista composta por outros cinco deputados, sendo, dois deles, os correligionários do Cidadania, Georgeo Passos e Samuel Carvalho.
Durante o debate on-line, na última segunda-feira, 8, que culminou na criação da Comissão, os parlamentares elaboraram uma carta de intenções que aborda, entre outros pontos, a indignação dos parlamentares com a fraude na aquisição de respiradores pelo consórcio, cujo prejuízo atingiu R$ 49 milhões no processo de aquisição dos aparelhos.
“Todos nós acompanhamos esse péssimo exemplo de uso do dinheiro público dado pelos governadores da nossa região e, junto à população, nos indignamos e resolvemos formar essa união de legisladores para que possamos fazer uma fiscalização eficaz, principalmente neste período conturbado de pandemia”, pontua a deputada Kitty Lima.
Na carta exposta à população, os parlamentares chamaram a atenção para a ausência de um Portal da Transparência para o controle de gastos do Consórcio Nordeste, fator que eleva ainda mais a necessidade da atuação examinadora da Comissão Interestadual. “[…] É uma nítida violação às disposições constitucionais da publicidade e transparência. Por manejar diretamente verbas públicas milionárias dos nove estados do Nordeste, o Consórcio não pode permanecer inerte na divulgação de seus dados, muito menos pode manter sua total ineficiência no enfrentamento dos problemas reais vivenciados pela região […]”, complementa o documento.
Para Kitty, as ações fiscalizadoras promovidas pelo conjunto de legisladores serão responsáveis por grandes benefícios à população sergipana. “Tenho certeza que, a partir de agora, as coisas serão feitas com maior responsabilidade ao erário e quem ganha com isso é todo o povo da nossa região”, finaliza.
Foto: Gilton Rosas