Kitty Lima inaugura ‘Socorro Animal’, serviço de atendimento móvel para animais

Por Assessoria Parlamentar

A causa animal acaba de ganhar um grande aliado para assistência aos animais vítimas de violência, maus-tratos e com necessidade de transporte social, o ‘Socorro Animal’, um veículo adaptado para atender a demanda da causa em todo o estado de forma gratuita e de acordo com as exigências para solicitação do serviço. A iniciativa é da protetora animal e deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) e idealizada com recursos próprios, sem qualquer investimento de verba pública ou contrapartida do poder público.
O serviço funcionará com foco nos casos de animais em situação crítica oriunda de violência ou maus-tratos, nos chamados de resgate ou aqueles onde o tutor tem necessidade de transporte social, isto é, quando ele não possui condições próprias para deslocar seu animal para atendimento médico-veterinário, por exemplo.
Idealizadora do projeto, Kitty Lima explica que o funcionamento ocorrerá de acordo com a demanda da população que chega diretamente até ela, totalmente financiado com recursos próprios.
“Os atendimentos serão para os animais em situação grave e que precisam ser encaminhados com urgência pra atendimento veterinário ou lar temporário, por exemplo. O veículo atenderá ainda como transporte social para os casos em que o tutor não possua condições para fazer o transporte do seu animal, uma grande queixa que recebemos constantemente. É um serviço 100% financiado por mim, desde a compra do carro, gasolina, até a manutenção”, diz.
A parlamentar revela que o serviço é a realização de um sonho pessoal em poder dar assistência aos inúmeros animais que diariamente sofrem com a desassistência dos gestores públicos à causa animal, e lembra que diante deste cenário de abandono, vem tentando desde início de sua vida política implementar o SamuVet em Sergipe, serviço de atendimento móvel veterinário, por meio de projeto de lei.
“Quando percebi que projetos da minha autoria que beneficiavam os animais, como o SamuVet, não seriam pautados, e após receber críticas de colegas parlamentares sobre essa iniciativa, minha ficha caiu de que não conseguiríamos colocá-lo em prática como lei, muito menos por indicação. Foi aí então que resolvi arregaçar as mangas e tornar esse sonho realidade com meus próprios recursos”, pontua.
“Esse serviço que estamos inaugurando representa a realização de um sonho antigo que tentei idealizar como política pública de saúde e de proteção animal na Alese [Assembleia Legislativa de Sergipe] e também na Câmara Municipal de Aracaju quando ainda era vereadora. Acredito que essa deveria ser um obrigação do estado e dos municípios, mas infelizmente a causa animal não é prioridade para o governador e nem para muitos prefeitos, embora todos digam ser amantes dos animais durante suas campanhas”, reclama Kitty, que denuncia ainda a sobrecarga dessa inércia dos Executivos estadual e municipal sobre as ONGs de proteção animal.

“Acaba ficando tudo nas costas dos protetores independentes e das ONGs que não recebem qualquer tipo de auxílio deles. Estamos fazendo por amor e dedicação, nos esbarramos em diversos fatores que a abacam nos limitando, mas nunca desistimos da nossa missão em prol desses anjos. Espero que o Socorro Animal possa incentivar outras pessoas a contribuírem como puderem à causa animal sem esperar a boa vontade do poder público. Estamos começando uma nova história e esperamos que cada um assuma seu papel coadjuvante nela, contribuindo para finais felizes”, pede Kitty.

Coordenadora da ONG Anjos, Layse Santiago comemora a criação do ‘Socorro Animal’ e diz que essa será uma ferramenta importante de ajuda para as entidades que cuidam de animais em todo o estado e um grande suporte aos protetores independentes.

“Sem sombra de dúvidas essa é uma iniciativa importantíssima e pioneira em Sergipe que deve servir de exemplo, principalmente, para os gestores públicos. Mas como membro de ONG, reforço o apelo de Kitty para que a população continue fazendo a sua parte ajudando as instituições que precisam de doações pra continuar esse trabalho tão importante para os animais. As ONGs estão lotadas de animais que precisam de atendimento veterinário, medicamentos, ração, material de limpeza e também mão-de-obra. Todos podem ajudar mesmo com o que parece ser pouco, mas é na união que conseguimos conquistar tudo que esse animais precisam”, pede a protetora.