logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Kitty Lima faz um alerta sobre a superlotação no sistema carcerário em Sergipe

“A Gente precisa de Segurança Pública! A gente precisa cuidar das famílias sergipanas que estão assustadas” frisou Kitty lima 

A deputada estadual Kitty Lima ( Rede), em discurso realizado na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quinta- feira (21), fez um alerta sobre a superlotação nos presídios do Estado de Sergipe.

A parlamentar afirma que a situação da guarda prisional é preocupante. Segundo Kitty, os presídios do estado estão super lotados e a organização criminal está querendo se instalar em Sergipe.

Kitty Lima explicou que os dois últimos concursos realizados, abriram apenas 350 vagas num período de 17 anos, diferente da população carcerária que cresce absurdamente a cada dia. “A relação de internos e agentes deveria ser de 05 internos para um agente. Em Sergipe, a realidade é de 40 internos para um agente “, disse a deputada acrescentando que, “o Copemcan, local recente de rebelião, está super lotado. O presídio comporta 800 internos e hoje tem 2.800 “, ressaltou

A parlamentar levantou um questionamento: “Como coremos que a violência diminua, se perdemos a capacidade de ressocializar os presos e ainda transformar nossos presídios em bomba relógio?”.

Kitty apresentou dados da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ ) que informa que em Sergipe há 4.300 pessoas em prisão domiciliar e que não há tornozeleira para todos, e 2423 presos são provisórios . “As pessoas podem sair e fazerem o que quiserem porque não tem tornozeleira”, disse acrescentando, “é uma conta que mostra que os motivos que elevam os índices de violência em nosso estado”

Kitty entende que por decisão da justiça, o concurso em andamento deve obedecer a proporção de cinco para um e o  governo deveria chamar no mínimo mais 2000 agentes. “Vamos realizar uma audiência pública com esta temática, prevista para março, pós carnaval, além disso, iremos protocolar Moção de Apelo destinada ao Governo do Estado  para que se cumpra a decisão judicial que determina a convocação do percentual estabelecido”, justificou a deputada

Em aparte, o líder do Governo na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Zezinho Sobral (PODE), esclareceu que a falta de segurança nos presídios apontado pela deputada Kitty Lima, estão caindo sistematicamente com um déficit de 60% em apenas alguns meses, e que implantação do sistema de tornozeleiras vem contribuindo para a redução desses índices.

“Hoje a gente já tem um número significativo de pessoas usando tornozeleiras (entre 600 e 800), o que vem melhorando os índices de segurança pública em nosso Estado”, ressaltou o líder do governo

No que diz respeito concurso público, o deputado Zezinho disse que o preenchimento das vagas  são destinadas aos agentes penitenciários, fruto de um estudo e avaliação entre os custos operacionais dos presídios em Sergipe.

 

Por Luciana Botto- Rede Alese

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo