logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Kitty Lima faz fiscalização no Hram, em Estância, e flagra parto sem o auxílio de profissionais

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) visitou o município de Estância na tarde desta quinta-feira, 12, para conhecer de perto e fiscalizar a realidade enfrentada pelos servidores e pacientes do Hospita Regional Amparo de Maria (Hram). Junto a parlamentar estiveram presentes o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) e uma representante do senador Alessandro Vieira (Cidadania), Suely Barreto, os quais constataram uma situação de calamidade pública, com greve dos trabalhadores ocorrendo por período indeterminado e até mesmo a ocorrência de partos sem a presença de profissionais obstetras.

A fiscalização dos deputados se iniciou a partir das informações da greve por tempo indeterminado e da falta de estrutura da unidade hospitalar filantrópica que atualmente recebe grande parte do seu repasse financeiro via Governo de Sergipe. Segundo os funcionários, os salários estão atrasados há mais de dois meses, além da falta de pagamento do 13º retroativo ao ano de 2018. “Recebemos essas denúncias e viemos até aqui prestar solidariedade aos trabalhadores, além de tentarmos ouvir a direção para chegar a uma solução para o conflito, mas o que encontramos foi uma situação tão caótica quanto o esperado”, cita a deputada Kitty, que foi chamada às pressas pelos funcionários, que estão compondo o quadro mínimo de 30% do quadro funcional durante a greve, para visualizar a cena de um parto ocorrendo em frente à maternidade por falta de médico obstetra.

“Eu ainda estou em choque com o que visualizei há pouco. Uma mulher entrar em trabalho de parto e dar a luz dentro de um táxi porque o hospital não oferece estrutura salarial aos seus funcionários é algo absurdo e assustador em um estado como o nosso. Por sorte, os enfermeiros e servidores gerais do hospital agiram de forma abnegada e a ajudaram a moça ter um parto mais tranquilo diante das limitações do momento. Já me coloquei a disposição dela e da família e acompanharemos para que o pós-parto dela seja saudável”, conta a parlamentar.

O vídeo que mostra o parto sendo realizado no veículo junto à tentativa de atuação da deputada viralizou nas redes sociais e o caso gerou notoriedade ainda maior à situação do Hram. Apesar disso, a comissão formada por Kitty, Georgeo e Suely não conseguiu ter acesso aos interventores do hospital, José Magno e Joaldo Santos. “Saímos daqui sem conseguir ouvir os interventores, alguns funcionários ligados à direção nos receberam muito bem, mas não conseguimos esse contato. O que podemos é dar a certeza à população de Estância de que não abandonaremos essa causa. Persistiremos até que a direção e o Governo de Sergipe tomem alguma medida”, completou a deputada.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo