Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual e líder da oposição na Alese, Kitty Lima (Cidadania), se reuniu de forma virtual com representantes do grupo “Girl Up” em Sergipe durante a manhã desta terça-feira, 16. Em pauta, a necessidade de uma política de conscientização das necessidades higiênicas das mulheres durante o ciclo menstrual.
Durante a conversa, Kitty recordou que, ainda em 2019, protocolou um Projeto de Lei (PL) que garantiria o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos nas escolas públicas do Estado de Sergipe. Mesmo diante da importância dessa temática para as sergipanas, principalmente as que possuem baixa renda, o PL foi ‘engavetado’ e nem sequer veio à pauta da Assembleia Legislativa.
“Desde o meu mandato de vereadora por Aracaju que carrego essa preocupação com a higiene feminina nos espaços públicos, em especial nas escolas, onde há pouca facilidade na higienização das mulheres durante o ciclo menstrual. Ter esse contato com um grupo com dimensões nacionais para mim é motivo de muita alegria, pois sei que teremos ainda mais forças para tentar a aprovação desta e outras pautas que tratam do empoderamento feminino”, ressaltou a deputada.
Presente na reunião, a presidente do Girl Up Malfatti, Rebeca Sousa, afirmou que o diálogo com Kitty foi construído a partir da percepção de que o seu mandato é sinônimo de mudança na política sergipana. “Sentimos um acolhimento e uma representação dos nossos direitos e necessidades como mulheres na sociedade […] Nós debatemos a importância das questões sobre a menstruação, que visa a implantação de absorventes nas escolas, projeto que já estava protocolado pela deputada, o que demonstra que nossas necessidades já eram reconhecidas, visto a noção de sua importância.”, disse a presidente.
Foto: Divulgação Ascom