Kitty Lima destina R$ 150 mil em emendas para aquisição de ‘cavalos de lata’ em Socorro

Por Assessoria da Parlamentar

Pôr um fim à circulação de veículos de tração animal em Sergipe tem sido um dos principais objetivos da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), autora do PL das Carroças que tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). No último dia 20, a parlamentar esteve reunida com representantes da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro para dialogar sobre a aplicação dos R$ 150 mil em emendas, de sua indicação, para compra de ‘cavalos de lata’, em substituição às carroças tradicionais.

Os recursos destinados pela deputada vão garantir a aquisição de cerca de 20 cavalos de lata que serão entregues aos carroceiros devidamente registrados pela prefeitura e em substituição às carroças de tração animal, e humana, como parte de um projeto piloto que está sendo implementado no municipio e que representa um grande avanço para o fim da exploração animal neste tipo de atividade.

“Desde meu primeiro dia como política e agente pública ainda na Câmara Municipal de Aracaju, um dos meus principais objetivos e foco de trabalho foi pôr um fim a esse tipo de exploração aos animais e, ao mesmo tempo, criar formas de melhorar a qualidade de vida dos carroceiros e de suas famílias. Em Socorro, nosso diálogo evoluiu ao ponto da gestão entender a importância dessa iniciativa para o município e eu estou bastante feliz com essa parceria que promete transformar em realidade o sonho de todas as pessoas que estão cansadas em ver diariamente cenas de violência e exploração de cavalos”, explica Kitty.

Os cavalos de lata farão parte de um projeto inovador que já é desenvolvido no município pela cooperativa Reviravolta, em parceria com a Prefeitura de Socorro, que atua na captação e destinação ecologicamente correta de resíduos. A cooperativa, inclusive, está instalando ecopontos por toda a cidade afim de reduzir os impactos ocasionados pelo descarte irregular desses materiais no meio ambiente.

“Os cavalos de lata atuarão justamente na coleta desse material por toda a cidade, mostrando que essa é uma iniciativa que beneficia todos os lados envolvidos. Dessa forma reduziremos a exploração animal, garantiremos o respeito com o meio ambiente equilibrado, à mobilidade urbana e vamos promover a melhoria na qualidade de vida dos carroceiros que deixarão uma atividade sem nenhum tipo de suporte para atuar de forma regularizada. É desse tipo de avanço que a nossa sociedade precisa e nós estamos trabalhando arduamente para isso”, pontua Kitty.

Ainda de acordo com a deputada, a escolha de Nossa Senhora do Socorro para receber os recursos oriundos das emendas direcionadas pelo seu mandato ocorreu devido aos inúmeros casos de irregularidades cometidos por carroceiros envolvendo maus tratos animal e descarte irregular de materiais, principalmente.

“Socorro foi um dos poucos municípios que se mostraram sensíveis à essa causa e se colocou à disposição para implementar um projeto inovador em Sergipe. Nosso objetivo não é tirar o sustento de pais de família, muito pelo contrário, queremos oferecer novas formas de trabalho aos carroceiros, mas respeitando a vida animal e o meio ambiente”, esclarece Kitty.